SP registra mais casos de Covid em junho do que no mês mais letal da pandemia

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O estado de São Paulo já registrou em junho mais casos de Covid-19 do que no pior momento da epidemia em abril. Foram 358.208 novas confirmações da doença até esta quarta-feira, 23, contra 341.713 casos registrados de 1 a 23 de abril.

A média diária de novos casos é de 17.183 nesta quarta, valor 69% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de alta na epidemia. O número de mortes também está em alta, mas as novas internações pela doença tiveram uma redução.

O estado já registra aumento nos casos há 13 dias seguidos. A média diária está acima de 17 mil há oito dias consecutivos. No pico da segunda onda em abril, esse valor só havia sido verificado em dois dias.

Segundo especialistas, o baixo isolamento social e a presença de novas variantes mais contagiosas podem ser hipóteses para o aumento de casos.

Os casos confirmados consideram todos os exames positivos de coronavírus realizados pela rede pública e privada do estado. Ainda não é possível afirmar se houve aumento da testagem, já que os dados disponibilizados pelo governo estadual sobre junho ainda são preliminares.

Até agora, março foi o mês em que o estado realizou mais testes do tipo RT-PCR na rede pública desde o início da pandemia. Maio aparece em segundo lugar, mas especialistas alertam que a testagem ainda é insuficiente no estado. A alta taxa resultados positivos (40%) também indica que a epidemia ainda não está sob controle.

Fonte: G1

1 Comentário

Deixe uma resposta