Sobre startups e empreendedorismo

Imagem: reprodução internet

Opinião aviso artigos terceiros

José Henrique da Silva

 

José Henrique da Silva

fundador e diretor da Bludata Software

Nos últimos anos tenho acompanhado o boom das startups. São centenas de empreendedores, com uma ideia inovadora, força de vontade e pouco ou nenhum dinheiro para investir. Eles se doam ao máximo para encararem o difícil desafio de vencerem em um mercado em constante evolução. Esse cenário pode parecer inédito para quem está na casa dos 20, 30 anos, mas lembra muito o que eu e diversos outros empresários do setor de tecnologia encaramos nos anos 80/90 aqui em Blumenau.

A cidade se tornou nesta época, e continua sendo, um importante polo de tecnologia. Enfrentou grandes desafios, superou as barreiras de ser “uma cidade do interior” e conquistou para si grandes clientes. São milhares de empresas em todo o Brasil que contam com soluções de gestão, serviços de outsourcing e os mais variados produtos desenvolvidos aqui.

Imagem: reprodução internet
Imagem: reprodução internet

Há 30 anos, quando ninguém sequer pensava no termo startup, elas já existiam e lutavam por seu espaço. Nosso setor cresceu, enfrentou as constantes mudanças, se adaptou e se fortaleceu. Agora, recebemos com carinho e orgulho essa nova geração de sonhadores que chegam apenas para somar, enfrentar junto com companhias consolidadas os desafios do setor.

Quando iniciei neste segmento, não imaginava que iria tão longe, que veria o meu filho fazendo parte dessa nova geração, criando a sua própria startup. Não imaginava que o Tocantins seria um estado com grande número de clientes, nem que seria capaz de me reinventar depois de três décadas, investir ainda mais no futuro, criar novas oportunidades de trabalho. Mas de uma coisa sempre tive certeza: Blumenau é e continuará sendo uma cidade com um grande potencial. E depende muito de nós continuarmos firmes, levando adiante todo o reconhecimento que conquistamos até aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*