O Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Blumenau, Gaspar e Indaial, o Sintrafite, anuncia que a Justiça autorizou a liberação da segunda parcela dos valores provenientes da desapropriação/venda da Associação Artex, antiga estrutura social da Coteminas. A conquista é resultado direto da mobilização dos trabalhadores e das ações jurídicas promovidas pelo Sindicato desde 2023.
Foram realizadas manifestações na porta da fábrica em Blumenau, dois protestos em São Paulo e o ingresso de processos judiciais exigindo os direitos dos trabalhadores. A pressão conjunta foi fundamental para garantir esses pagamentos.
A pagamento dos valores será feita da seguinte forma, de acordo com o sindicato.
Um valor fixo/igual de R$10.500,00 e mais 26% do saldo remanescente, lembrando que, os trabalhadores que tem um valor menor que R$10.500,00 para receber, receberão o que lhe é devido e terão os valores das verbas rescisórias quitadas, ficando pendente os valores do FGTS atrasado.
O sindicato iniciará a segunda fase de pagamentos, com atendimentos presenciais na sede da entidade, entre os dias 4 e 15 de agosto de 2025, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h00.
O atendimento será realizado somente de forma presencial na sede do Sindicato, localizada na Rua Dr. Luiz de Freitas Melro, nº 365, Centro, Blumenau. Será fornecida declaração de comparecimento para justificar eventual ausência no trabalho.





Ótimo! espero de coração que nós, funcionários da fábrica de Campina Grande-PB sejamos os próximos a receber o que é nosso por direito… Fomos desligados e recebemos apenas uma parcela do prometido…
Bom dia e quem é da Coteminas de Macaíba do Rio grande do Norte vai ter direito a receber ou não? queria uma resposta!!
firmes , isso sim é um sindicato de luta, parabens aos companheiros.