A discussão sobre mudanças climáticas e a prevenção de desastres naturais esteve em pauta durante o 5º Simpósio Municipal de Defesa Civil, realizado na última quarta-feira, dia 9, na Furb. O evento, realizado pela Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Defesa Civil, reuniu mais de 120 participantes, contando profissionais e acadêmicos de todo Estado de Santa Catarina e também do Rio Grande do Sul.
Após a solenidade de abertura oficial, o simpósio teve início com a palestra do major da Polícia Militar, Felipe Ghidini Stangherlin, que abordou o tema:“Desafios e Avanços da Defesa Civil do Rio Grande do Sul”, falando um pouco do cenário no estado vizinho e dos avanços e dificuldades encontrados lá após a catástrofe de 2024.
Na sequência, a promotora de justiça do Ministério Público de Santa Catarina e coordenadora do Centro de Apoio do Meio Ambiente (CME), Stephanie Gaeta Sanchez, falou sobre “Mudanças Climáticas e a Legislação”, e o papel das estruturas municipais na aplicação das leis vigentes.
No período da tarde, o evento retornou com a palestra do coordenador geral de monitoramento e alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Molina Schorr. O profissional abordou sobre “Defesa Civil Alerta (Cell Broadcast)”, falando da expansão do serviço de alertas no cenário nacional.
Na sequência, a professora e coordenadora do curso técnico em Defesa Civil EAD do IFC Camboriú, Cleonice Maria Beppler, abordou sobre “A profissionalização da Defesa Civil”, comentando sobre a importância das cidades fortalecerem as respectivas estruturas de Defesa Civil e da valorização dos profissionais da área.
Por fim, uma mesa redonda sobre “Soluções baseadas na natureza” reuniu os profissionais: Marco Antonio Mattedi (professor do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional da Furb); Luis Henrique Beduschi (engenheiro civil da Secretaria de Planejamento Urbano e consultor em Manejo de Águas Pluviais Urbanas) e Humberto Brusadelli (engenheiro ambiental e sanitarista do Samae), que apresentaram ao público alguns projetos sustentáveis que visam garantir melhor aproveitamento dos recursos naturais.
Para o secretário municipal de Defesa Civil, Carlos Menestrina, o simpósio cumpriu muito bem o seu propósito. “Quanto mais falarmos de Defesa Civil, de cultura de prevenção, de cuidado e responsabilidade com a natureza e do nosso papel neste contexto, melhor estaremos preparados para enfrentar situações adversas”, analisa.
O coordenador municipal da Defesa Civil da cidade de Xanxerê , Ronaldo Luzzi, também avalia positivamente o conteúdo do evento. “Para nós do Oeste catarinense, Blumenau é uma referência em Defesa Civil, e esta oportunidade de estar aqui, ouvindo diferentes experiências de profissionais gabaritados do ramo é fundamental, para que consigamos avançar nossa estrutura e nossos protocolos enquanto município”, considera.
Fonte: PMB





Seja o primeiro a comentar