SENAI e Prefeitura de Blumenau lançam projeto para capacitar jovens para o mercado de tecnologia

Foto: Senai Blumenau

O SENAI Vale do Itajaí e a Prefeitura de Blumenau anunciam um novo projeto, com o intuito de despertar o jovem para o mundo de oportunidades do mercado de tecnologia. A partir de um método de ensino descontraído e inovador, o projeto Hellow é destinado a todos os alunos que cursam entre o 8° e o 9° ano de ensino fundamental das 37 escolas municipais participantes do projeto.

O projeto Hellow será oficialmente lançado no dia 14 de fevereiro, às 8h, no SENAI Blumenau. O evento dará início ao programa, que começará com 4.500 alunos na fase inicial. Destes, 300 estudantes serão selecionados para participar do Hackathon, que resultará nos 100 finalistas que terão a oportunidade de realizar o curso gratuito. O projeto ainda tem a intenção de estimular o crescimento de mulheres no mercado de TI, por isso 50% das vagas dos finalistas são obrigatoriamente destinadas às meninas.

Silvia De Pieri, gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, explica que o projeto adota conteúdos e narrativas customizáveis para o público-alvo. “A metodologia adota um modelo de quiz com diversos níveis, com foco em linguagens digitais como HTML, CSS e Javascript. O programa ainda inclui perguntas e respostas, rankings entre os participantes e prêmios para os melhores desempenhos”, explica.

Com a tecnologia cada dia está mais presente nossa realidade dos jovens, é fundamental que os estudantes estejam preparados para lidar com esse cenário. “Os cursos na área de tecnologia não apenas abrem portas para oportunidades de carreira, mas também estimulam a criatividade e a resolução de problemas. A vida de centenas de famílias pode ser transformada através do projeto e isso é a certeza de que nossa missão na vida pública está sendo cumprida”, expressa Mário Hildebrandt, prefeito de Blumenau.

Em Blumenau, esta é a primeira vez que a metodologia será aplicada, porém mais de 11.000 jovens de outros municípios já foram apresentados à metodologia Hellow, envolvendo o ensino fundamental, médio e aprendizagem industrial das escolas públicas de diversas cidades de Santa Catarina. ’É preciso despertar o interesse pela área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Vamos mostrar que o setor proporciona mais de 100 profissões diferentes, aderentes aos demais segmentos da economia”, complementa Silvia.

Com o lançamento do projeto Hellow, abre-se uma porta promissora para os jovens do Vale do Itajaí. O programa não apenas busca capacitar os estudantes para o mercado de tecnologia, mas também desafia-os de maneira envolvente e dinâmica. Além disso, ao destacar a inclusão de mulheres no setor de TI, o curso se torna um incentivador para a transformação positiva no mercado de tecnologia.

Fonte: Presse Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*