Secretário de Defesa Civil de SC apresenta em Blumenau sistema preventivo de controle de cheias

Na noite desta quinta-feira , 25, a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB), recebeu o secretário de Estado da Defesa Civil, Coronel BMSC João Batista Cordeiro Junior, e sua equipe técnica para apresentar as barragens e o sistema preventivo de controle de inundações da região do Vale do Itajaí.

O secretário iniciou falando sobre a barragem Norte, no município de José Boiteux, onde a União irá repassar ao Governo do Estado cerca de R$ 21 milhões para a recuperação do local. A barragem necessita de reparos devido à depredação feita pela comunidade indígena em 2014. Grande parte dos índios que vivem na região é atingida quando há muita chuva. Hoje há cerca de dois mil índios vivendo naquela região.

O valor repassado pela União, inicialmente, será de R$ 6 milhões para dar início às obras. O dinheiro será usado para construir um canal extravasor, trocar todos os equipamentos que foram destruídos, conter uma erosão que há na margem do rio e instalar cercas para garantir a segurança da estrutura.

A barragem de José Boiteux pode diminuir até um metro e meio do nível do Rio Itajaí-Açu em Blumenau durante uma inundação, sendo extremamente importante para o município. “As obras devem durar cerca de um ano e meio após o início dos trabalhos, podendo ser prevista a recuperação completa do local em 2021”, afirma o secretário.

O Coronel ainda afirmou que existem regras de operações dentro da Defesa Civil, para que nenhuma cidade seja prejudicada em decorrência de outra. “Nosso objetivo é proteger todas as cidades e ninguém será prejudicado por conta de outra obra”, ressaltou.

Além da barragem de José Boiteux, o secretário apresentou as obras concluídas, que foram: barragem de Taió, barragem de Ituporanga, complexo CIGERS, em Florianópolis, 20 centro regionais de integração e gestão de riscos, três centros de logística, três radares metereológicos e uma antena de recepção.

Entre os projetos em andamento, estão: instalação de um radar norte, kits de transposição de obstáculos, kits metálicos, kits de contenção Crib Wall e atas de registros de preços. O secretário finalizou dizendo que em todo Estado são feitas vistorias constantes para que tudo esteja alinhado e funcionando corretamente.

O presidente da Acib, Avelino Lombardi, agradeceu ao deputado Estadual Ricardo Alba, por ter mediado o encontro e pediu auxílio do Governo do Estado para o Vale do Itajaí. “Nossa região representa 32% do PIB catarinense e recebe pouco auxílio. Nós contribuímos muito e não somos vistos como deveríamos, fica aqui o apelo para que os empresários se unam e lutem pela nossa região”, finalizou.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta