Retrospectiva 2017 na Câmara de Blumenau: Bruno Cunha

Foto: CMB

No dia 4 de dezembro, o Informe Blumenau enviou um e mail para todos vereadores, abrindo espaço para que eles façam o seu balanço do trabalho Legislativo. Confira o balanço do vereador em primeiro mandato, Bruno Cunha (PSB).

Bruno Cunha

vereador (PSB)

Chegamos a câmara de vereadores com 4.829 votos, como o segundo vereador mais votado na eleição. A nossa campanha foi baseada na conexão entre pessoas e ideias. Trabalhando de forma digital e sustentável, para disseminar nossos planos e propostas.

Essa conexão é uma grande parte do processo que nos permite alcançar nossos objetivos: discutir os temas do
tamanho de Blumenau. E ao mesmo tempo, olhar para todos os bairros da cidade como unidades sociais igualmente importantes. Desconstruindo a imagem de um vereador exclusivamente atento aos problemas de um só bairro ou comunidade.

Para tal, utilizamos a comunicação como uma ferramenta não só de divulgação. Mas de transparência do nosso mandato. Onde cada uma das bandeiras e propostas pode ter sua construção amplamente acompanhada por qualquer pessoa.

Na proteção animal alcançamos a Lei Complementar Nº1153/17 de proteção a maus-tratos e abandonos e a Lei Ordinária Nº8417/17 de animais em condomínios. As duas vem de encontro a uma visão universalista da sociedade e representam passos importante em direção a um coletivo que se importa com toda forma de vida. Da mesma forma, que o CEPREAD apresentou avanços sobre seus atendimentos. Atendendo em 2017, 701 animais. Sendo 637 cães e 61 gatos. Desses, 124 necessitaram de internação e tratamento específico.

E o lançamento do Plano do Bem-Estar Animal, que disponibilizará mais 720 castrações a ONGs e protetores independentes cadastrados. Entre diversas outras ações previstas, como a promoção de campanhas de conscientização e os avanços sobre a inserção de microchips em animais., permitindo um maior controle sobre sua posição geográfica, dificultando ainda mais o abandono.

No Setembro Branco da Inclusão, nós pudemos discutir as demandas e questões dos PCDs. Levando a universidades, comunidades e coletivos a possibilidade de solucionar problemas e abrindo um importante espaço a quem vive diariamente a dificuldade de possuir alguma necessidade especial. O Setembro Branco da Inclusão foi aceito não apenas como um mês, mas como uma causa para quem depende de decisões públicas para encontrar meios de
conviver em sociedade plenamente. Foram realizadas palestras, rodas de conversa e absorvidas demandas e histórias de vida fascinantes. Onde o denominador comum é a superação e a resiliência.

No mesmo eixo, conseguimos aprovar a Lei Ordinária Nº8451/17 dos Pedágios. Que funciona como uma importante ajuda para as instituições sociais de Blumenau. Restringindo atividades comerciais paralelas em semáforos que estiverem sendo utilizados para pedágios. E permitindo assim, mais segurança e adesão para os voluntários e doadores.

Recentemente conseguimos a aprovação da Lei Complementar da Inovação, Nº1756/17. Que visa possibilitar um ambiente favorável ao desenvolvimento empreendedor e inovador em Blumenau. Essa lei vai de encontro com uma característica bastante evidente da cidade, que figura atualmente entre as 10 cidades com o maior número de startups do Brasil. A lei vem sendo desenvolvida desde o começo do mandato e foi produzida em conjunto com o vereador Sylvio Zimmermann.

Outro exemplo de trabalho conjunto em prol do avanço municipal foi a Lei Ordinária Nº8450/17, das Hortas Comunitárias. Subscrita com o vereador Alexandre Caminha. A lei institui o programa horta comunitária urbana. Promovendo a conservação do meio ambiente. Mantendo terrenos públicos limpos, criando espaços verdes. E incentivando a produção para o consumo próprio através da mão de obra das própria comunidades.

Durante o ano de 2017, realizamos 392 indicações ao poder executivo. E nos comprometemos em construir de forma conjunta com a administração municipal cada uma dessas demandas. Desenvolvendo os limites que o poder legislativo possui, em favor das melhorias necessárias para a cidade.

Algumas das importantes indicações foram: o ID Jovem, que auxilia jovens carentes a serem inseridos na sociedade. Com uma série de benefícios previstos. A Oktober RUN que visa promover o esporte, turismo e a saúde de forma temática durante a Oktoberfest. E disponibilização de alimentos específicos para celíacos, diabéticos, vegetarianos
e intolerantes à lactose em eventos públicos realizados pelo município.

A construção dessas indicações, é fruto de um intenso trabalho realizado nos bastidores por parte do vereador e sua equipe. Agindo de forma conjunta com a administração pública para o desenvolvimento de Blumenau.

O projeto Gabinete nos Bairros, nos permitiu conhecer as comunidades de Blumenau. Levando aos bairros da cidade a estrutura do gabinete. Permitindo que demandas fossem diretamente entregues da população ao vereador. E através do projeto, tivemos a chance de nos aproximar de questões antes distantes da Câmara. Facilitando o acesso e encurtando as distâncias.

Conseguimos cumprir o plano de realizar muito com o uso restrito do dinheiro público. E respeitando a cidade e os eleitores, abdicamos do uso de carros e telefones celulares pagos com verbas públicas. Também tivemos um forte controle quanto aos custos gerados pelo nosso gabinete, estando sempre entre os vereadores que MENOS gastaram durante todo o ano de 2017.

A soma de todos os valores economizados, gerou um número acumulado abaixo da média. Sendo necessária uma complexa logística da equipe do vereador para suprir as dificuldades de locomoção, comunicação e custos diversos.

O vereador foi convidado a participar da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), e teve a possibilidade de discutir novas formas de realizar política com indivíduos de todo Brasil.

No intercâmbio de ideias e planos, nosso mandato foi procurado por diversos representantes de outros estados. Buscando informações e métodos de ação que realizamos aqui em Blumenau.

Por fim, atingimos a marca histórica da realização de 100% das propostas de campanha já no primeiro ano de mandato. Ou seja, realizamos e/ou encaminhamos todas as propostas de campanha durante o ano de 2017.

No planejamento de 2018, vislumbramos um ano tão intenso e ativo quanto o que termina nos
próximos dias. Colocando sempre a frente de todas nossas ações o respeito pelo eleitor e idoneidade do nosso mandato.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*