PT de Blumenau divulga nota criticando aumento de salário dos vereadores e posição do petista Adriano Pereira

Foto: Divulgação

A executiva do Partido dos Trabalhadores de Blumenau divulgou uma nota sobre a aumento de salário dos vereadores, votada e aprovada em uma longa sessão na última sessão do ano, quinta-feira passada. Junto com o partido Novo, o PT foi a única sigla a se manifestar, com a diferença de que os dois vereadores do Novo votaram contra, e o petista Adriano Pereira votou favorável ao reajuste.

“…(a) executiva do PT de Blumenau manifesta inconformidade com o voto do Vereador Adriano Pereira que representa o partido na Câmara de Vereadores(as). O mesmo é sabedor do posicionamento do PT de Blumenau e dos movimentos sociais e sindicais que sempre se posicionaram pelo reajuste dos vereadores(as) estar vinculado ao reajuste dos servidores públicos”, diz um trecho da nota assinada pelo presidente Erlédio Pering, desatacando o trabalho realizado pelo parlamentar.

Confira na íntegra:

Nota da Executiva PT Blumenau sobre votação do aumento do subsídio e 13º para vereadores(as)

A executiva do PT Blumenau vêm a público repudiar a aprovação, sem discussão com a sociedade, do projeto que aumentou em 31,5% o subsídio dos vereadores de Blumenau a partir de 2025 e criou o 13º salário.

Diz a Câmara Municipal em nota oficial que “O projeto é uma adequação ao art. 29, VI, e, da Constituição Federal, que diz que em cidades com mais de 300 mil habitantes, o subsídio dos vereadores deverá corresponder a 60% do valor do subsídio dos Deputados Estaduais de Santa Catarina, fixados pela Lei Estadual n. 18.642, de 2023.”

É inaceitável que o Poder Legislativo falte com a verdade perante a sociedade blumenauense, quando na Constituição, o referido artigo afirma….”o subsídio máximo dos Vereadores corresponderá a sessenta por cento do subsídio dos Deputados Estaduais.” Há uma clara diferença entre “deverá corresponder” e “subsídio máximo”. Aguardamos a retratação do Poder Legislativo de Blumenau.

Da mesma forma a executiva do PT de Blumenau manifesta inconformidade com o voto do Vereador Adriano Pereira que representa o partido na Câmara de Vereadores(as). O mesmo é sabedor do posicionamento do PT de Blumenau e dos movimentos sociais e sindicais que sempre se posicionaram pelo reajuste dos vereadores(as) estar vinculado ao reajuste dos servidores públicos.

Reconhecemos o trabalho popular realizado pelo Vereador e a defesa do Governo Federal, mas não podemos deixar de registrar a nossa insatisfação com essa votação que contraria os princípios partidários.

Informamos que a Direção do PT de Blumenau estudará a possibilidade de ajuizar uma Ação Popular visando a anulação da votação por entendermos que o processo está contaminado de irregularidades e da mais absoluta ausência de transparência.

Erlédio Pedro Pering, presidente do PT de Blumenau
e Odair Andreani, vice-presidente do PT  de Blumenau

1 Comentário

  1. Só para fazer marketing….o que a executiva de Blumenau falou dos gastos do cartão corporativo do Presidente, do sofá, da cama, das diárias que ultrapassam 60 mil?….Demagogia e fazendo marketing para 2024, mas aqui não violao. Votou a favor sim, mas já pegou auxílio emergencial, devolveu porque foi para mídia, mas pegou e a executiva nada falou….

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*