Professor da FURB participa de projeto da USP sobre coronavírus

Foto: reprodução

Representando a Universidade Regional de Blumenau (FURB), o professor Dr. Alessandro Silveira, do curso de Ciências Farmacêuticas, está colaborando com o projeto “Patógenos bacterianos de prioridade crítica colonizando ou coinfectando pacientes com COVID-19 e sua possível contribuição para gravidade e óbito”, organizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

PhD em Ciências Médicas e Pós-Doutorado em Análises Clínicas, o professor da FURB faz parte da rede de colaboradores do projeto, que conta também com especialistas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O objetivo geral do projeto é consolidar o desenvolvimento de estudos sobre as bactérias para avaliar a história natural da doença causada pelo novo coronavírus, incluindo a investigação da colonização e coinfecção de bactérias como parâmetros para gravidade e óbito em pacientes com COVID-19, e em profissionais da área da saúde que fazem parte da linha de frente, nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A previsão é de realizar os estudos em quatro etapas durante dois anos, com início em julho de 2020 e término em junho de 2022. O professor Dr. Alessandro Silveira viajará para São Paulo na próxima semana para tratar sobre o projeto.

A proposta visa fortalecer a colaboração entre instituições de ensino e pesquisa na execução do projeto com os serviços de saúde pública relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS). O grupo de pesquisa de São Paulo auxiliará os colaboradores dos estados de Santa Catarina e Paraná na execução e análise, para obter dados de suas respectivas regiões. Os resultados da pesquisa serão disponibilizados na plataforma OneBR para livre acesso de profissionais da área da saúde.

Na terça-feira, 12 de maio, o professor Dr. Alessandro Silveira participou de uma live no Instagram da GeneOne Brasil, para falar sobre como as bactérias intestinais contribuem para a saúde e bem-estar. Ao lado do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o médico PhD em Neurologia com Pós-Doutorado em Harvard, Dr. Pedro Schestatsky, o pesquisador da FURB abordou sobre a importância do intestino para o corpo humano.
Os doutores conversaram sobre a relação do intestino com o cérbero, trazendo informações como a de que o jejum intermitente bem controlado aumenta as bactérias boas, auxiliando no controle de doenças, e alertando sobre os motivos para os quais os antibióticos só devem ser usados se realmente necessários.

Fonte: Furb

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*