Procon de Blumenau aperta o cerco sobre o cabeamento inadequado nos postes da cidade

Numa decisão que atingiu todas as operadores de telefonia da cidade, o Procon de Blumenau determinou que as novas instalações de fios de telefonia nos postes do município devem ser comunicadas junto ao órgão de defesa. Além disso, que as empresas se responsabilizem em retirar os fios antigos e sem uso, evitando o acumulo desnecessário (poluição visual), prevenindo possíveis quedas de fios no solo.

A medida foi anunciada pelo Procon de Blumenau a pedido do Prefeito Mário Hildebrandt, em reunião no salão nobre com representantes das empresas de telefonia que prestam serviço no município, como a Tim, Vivo, Oi, Claro e Unifique.

Na oportunidade, o diretor do órgão de defesa, Alexandre Caminha, apresentou ao grupo registros com fotos com cabeamentos inadequados e caídos em diversas vias da cidade, numa ação de fiscalização promovida desde o ano passado pelo Procon em parceria com a Celesc.

Ainda no encontro, o Procon de Blumenau também determinou que em uma próxima etapa as empresas de telefonia apresentem um cronograma de trabalho para a limpeza e adequação dos fios nos postes, sendo que esse serviço será direcionado primeiramente às ruas centrais da cidade e posteriormente para todos os bairros.

A reunião contou também com a participação do gerente regional da Celesc, João Marcos Ribeiro, com a informação de que em apenas seis meses 2.420 postes da cidade em diversas ruas foram fiscalizados pela distribuidora de energia elétrica, com um total de 676 notificações emitidas junto às operadoras sobre problemas no cabeamento dos fios de telefonia.

“As empresas de telefonia sabem, desde o início de dezembro, da necessidade da adequação dos fios nos postos e que há casos de acidentes com veículos, ciclistas e motociclistas em função dos fios caídos. Esse trabalho no município é urgente e a Celesc está sempre com as portas abertas para atender as empresas de telefonia” disse João.

Na oportunidade, o prefeito Mário Hildebrandt também ressaltou da necessidade urgente da adequação do cabeamento dos fios nos postes. “Aplicamos milhões de reais por ano para deixar Blumenau como uma cidade jardim com um aspecto diferenciado, priorizando a limpeza e roçada. Isso é investimento e é um dinheiro oriundo de todos por meio dos impostos. O que estamos solicitando é de que a gente deixe a cidade adequada para receber turistas, familiares, enfim todo o cidadão. Ninguém gosta de entrar em um ambiente desorganizado. Ninguém se sente bem neste processo”, disse o prefeito.

Segundo Caminha,  “essa é uma determinação do prefeito Mário Hildebrandt para solucionar definitivamente o problema de cabeamento dos fios nos postes. Ou seja, não queremos mais isso em nosso município e que não exista mais esse tipo de má prestação de serviço”.

Caminha também ressaltou que esse trabalho de adequação dos fios e das novas instalações pelas operadoras estará na mira do Procon em conjunto com a Celesc. “O que precisamos é de uma força tarefa em conjunto com todas as empresas que prestam serviço na cidade para transformar a cidade de Blumenau como algo bom de se visualizar. Por isso, vamos formalizar com cada empresa um Termo de Ajustamento de Conduta para que ela se comprometa definitivamente com as determinações aqui apresentadas”, ressalta Caminha.

Fonte: da redação, com informações da PMB

1 Comentário

  1. Vamos aguardar , falar é fácil .
    O PROCON de Blumenau esta carente de pessoas comprometidas , demanda enviada ao orgão sobre venda enganosa de uma empresa de São Paulo , jamais tivemos retorno .
    Venda efetuada em canal de televisão de nível nacional, venderam e não entregaram , levado ao PROCON , resultado até o momento zero .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*