Previsão do tempo aponta para diminuição de riscos em Blumenau

O Informe Blumenau sempre tem cautela quando a informação diz respeito a situação climática, preocupado entre o alarmista e o omisso. É dever informar, mas entendo que seja preciso sempre ter prudência – ainda mais neste tempo de fake news – na hora de divulgar as informações, mesmo as de fonte oficiais. Gera uma sensação de insegurança desnecessária, na maioria dos casos.

Na noite de quarta-feira, publicamos o vídeo da meteorologista Tatiane Weber, do AlertaBlu, com a previsão de chuva para quinta com bastante intensidade, em especial, para alertar moradores de locais com risco de deslizamentos.

A chuva prosseguiu nesta sexta-feira, mas aí entrou-se na divulgação a conta-gota do nível do Rio, aquela mais sensível ao imaginário do blumenauense.

Nós conversamos com o pessoal da Prefeitura e a resposta é que a informação é correta, mas que a previsão de diminuição da chuva afasta qualquer risco, pelo menos até o final da tarde desta sexta-feira. Por conta disso, tratamos como mais uma chuva em Blumenau.

O AlertaBlu diz que durante boa parte do sábado, 01, o tempo fica firme, com aberturas de sol entre nuvens. Mas a formação de um novo sistema de baixa pressão entre Santa Catarina e o Paraná favorece o aumento da quantidade de nuvens ao final do sábado, bem como a condição para chuva isolada.

No domingo, 02, o tempo fica instável em Blumenau devido à atuação deste novo sistema de baixa pressão. Na madrugada, há condição para chuva de intensidade moderada isolada e alguma trovoada, mas, no restante do dia, a chuva ocorre de forma menos intensa e alternada com períodos de melhoria.

A Defesa Civil seguirá de prontidão durante o final de semana e a previsão do tempo mostra melhores condições para Blumenau e Região. O nível do Rio deve subir até a meia-noite, estabilizando e baixando depois disso.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta