Presidente do Comen ocupa a tribuna da Câmara para falar sobre política de prevenção às drogas

O presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen), Marciano Tribess, ocupou a tribuna para falar sobre as ações de prevenção de drogas e na cidade. Destacou que nessa quinta-feira, 26 de junho, celebra-se o Dia Internacional de Prevenção às Drogas, instituído pela Organizações da Nações Unidas (ONU) para refletir sobre o tema em vários países. Também na mesma data o Brasil celebra o Dia Nacional de Prevenção às Drogas.

Ele assinalou que o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Blumenau é um dos mais antigos do país e o primeiro a ser criado em Santa Catarina. Disse que durante essa semana foram desenvolvidas algumas ações. “Ontem tivemos duas rodas de conversa no auditório da Cruz Azul, falando sobre o Proerd – Programa Educacional de Prevenção e Resistência às Drogas e à Violência, desenvolvido pela Polícia Militar – e também os trabalhos realizados pela própria Cruz Azul”, contou.

Ressaltou que drogas e um tema polêmico, mas de grande importância para ser discutido com a comunidade. Comentou que no dia 6 de junho passado o presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou uma nova lei sobre a política antidrogas. “Essa legislação tem um novo foco. Nos últimos anos ela foi pensada com o viés da redução de danos causados pelo uso, agora a discussão abrange a abstinência, o que ainda vai gerar muita discussão em nível nacional porque a lei propõe a internação involuntárias dos usuários”, observou.

Por fim, disse que estava trazendo em primeira mão a notícia da vinda do ministro da Cidadania, Osmar Terra, e do secretário de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro, a Blumenau. Ambos foram convidados pelo prefeito Mário Hildebrandt, em sua última viagem a Brasília, para participarem do 5º Fórum Sul Brasileiro de Comunidades Terapêuticas e do 4º Fórum de Prevenção às Drogas, que irão ocorrer dias 1º e 2 de julho.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*