Prefeitura de Gaspar retorna solicitações da Acig

Foto: divulgação

Participaram da reunião Fernanda Horst Colsani, diretora geral de Tributos da Prefeitura de Gaspar, Jorge Pereira, chefe de gabinete, representando o prefeito Kléber Wan-Dall, e Edemar Ênio Wieser, presidente da Acig. “Foi bastante importante esse contato para entendermos o lado do Executivo. Como entidade, nós fazemos as solicitações que achamos cabíveis, mas temos que ter ciência que nem todos os pedidos podem ser atendidos”, afirma o presidente.

Entre os pedidos estavam o adiamento por 90 dias da entrega do recolhimento principal e do envio das obrigações acessórias do Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) referentes às competências de março, abril e maio, sem incidência de quaisquer juros, multa ou acréscimos legais. O ofício da Prefeitura aponta que 95% das empresas cadastradas em Gaspar são Microempreendedores Individuais ou enquadradas no Simples Nacional e já foram contempladas com prorrogações em 2020 e 2021. Com isso, as empresas mais vulneráveis financeiramente já foram beneficiadas com ações governamentais no âmbito federal, replicando no município.

Outra solicitação foi a extensão do prazo para pagamento do IPTU, com permanência dos descontos, por 90 dias. Para essas questões, Fernanda justificou: “Como a cota única e a primeira parcela do IPTU já venceram, se deferíssemos a prorrogação de prazo estaríamos beneficiando 25% dos contribuintes inadimplentes. Além disso, mais da metade dos contribuintes se esforçaram e quitaram seus débitos – seria injusto com eles”.

O pedido da entidade incluía ainda que o pagamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e as taxas, contribuições ou tributos de qualquer natureza fossem adiados por três meses sem cobrança de multa e juros. “A taxa de lixo e de água, por exemplo, são para as empresas privadas que prestam o serviço. Precisamos ter cautela, pois postergar ou suspender o pagamento dessas taxas pode provocar queda na qualidade dos serviços prestados à população”, destaca Fernanda. Quanto ao ITBI, o ofício aponta que a prorrogação do pagamento é um entrave, já que o imóvel só pode ser escriturado após a quitação do tributo.

No entanto, apesar das negativas, a cobrança da Taxa de Licença e Localização de Funcionamento (TLLF) poderá ser adiada. Os vencimentos originais são nos dias 30 de abril e 31 de agosto – e a sugestão é que sejam transferidos para 31 de agosto e 30 de novembro, respectivamente. “O projeto de Lei para prorrogação de prazo da TLLF já está em análise do secretário de Fazenda e Gestão Administrativa e será encaminhado ao Legislativo”, afirma a diretora geral de Tributos.

Para o presidente da Acig, as justificativas foram plausíveis. “Ainda enfrentamos um momento delicado e todas as instâncias, sejam públicas ou privadas, precisam ter cautela em suas ações. Compreendemos o lado da gestão municipal e vamos continuar buscando sempre benefícios aos nossos associados”, comenta Edemar.

A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) foi fundada no dia 22 de junho de 1982. A entidade é formada por pessoas com idaias empreendedoras, que buscam o desenvolvimento dos empresários da cidade, além do desenvolvimento municipal. É um órgão capaz de gerar instrumentos facilitadores para a classe empresarial, servindo como um ponto de convergência de interesse dos associados, comunidade e gestão pública.

Fonte: Trevo Comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*