Prefeitura de Blumenau lança programa MEI para Todos

Foto: Michele Lamin

Tirar o empreendedor da informalidade é o principal objetivo do Programa MEI para Todos, lançado nesta sexta-feira, dia 26, no Salão Nobre da Prefeitura. A ação vai descentralizar os serviços da Praça do Empreendedor e atenderá especialmente famílias em situação de vulnerabilidade social e de pessoas com deficiência. O programa será coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec) em parceria com as secretarias de Desenvolvimento Social (Semudes) e Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep).

O programa piloto iniciará nos próximos dias com atendimentos no Cras do Garcia e na sede da Seidep. A ideia é realizar atendimento quinzenal em cada um dos locais, com orientações sobre a importância e as vantagens de sair da informalidade. Depois disso, a pessoa será encaminhada à Praça do Empreendedor para finalizar o processo de formalização.

“Muita gente não sabe a importância de se formalizar e a gente quer, com esse programa, chegar mais perto do cidadão que já é atendido pela Prefeitura. Aí entra o papel importante da Semudes e da Seidep, que conhecem muito bem a realidade dos respectivos setores”, afirmou o secretário da Sedec, Valdecir Mengarda.

O próximo passo agora é capacitar os servidores que realizarão esse atendimento diretamente na comunidade. Depois disso, tanto o Cras do Garcia quanto a Seidep definirão as datas fixas de atendimento. O próximo passo é formalizar parcerias com Senac e Sebrae para a capacitação dessas pessoas. As duas entidades já mostraram interesse nessa parceria.

“O espírito empreendedor do blumenauense é exemplo e enquanto prefeito é meu dever buscar alternativas para que todos tenham o mesmo direito e benefícios. Hoje, iniciamos um projeto onde a cidade vai crescer junto e, como gestor, esse é meu maior desejo”, enalteceu o prefeito Mário Hildebrandt.

A secretária da Semudes, Patrícia Morastoni Sasse, explicou o motivo de escolher o Cras II do Garcia no início do programa. “Começamos pelo Garcia por conta da alta demanda de atendimentos e pela proximidade com o empreendedorismo com a cooperativa Coopergips que utiliza o espaço do Cras. Vamos identificar os usuários com este perfil e despertar o lado empreendedor deles, incentivando a sair da informalidade do trabalho. Participando do MEI para Todos serão acompanhados, poderão participar de treinamentos e assim buscando sua autonomia”. Ela reiterou também que a intenção é estender o serviço para outras unidades do Cras.

Fonte: da redação, com informações PMB

1 Comentário

  1. O prefeitura deveria dar atenção também aos motoristas de táxi de Blumenau quanto ao MEI, não é possível fazer MEI para motorista de táxi! A lei orgânica do município precisa ser alterada.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*