Prefeitura de Blumenau anuncia medidas de combate à dengue no município

Foto: Marcelo Martins/PMB

Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, dia 5, a Prefeitura de Blumenau reuniu autoridades e imprensa para chamar a atenção da população em relação ao atual cenário de dengue na cidade.

O prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) apresentou os números da Dengue em Blumenau, mostrando preocupação com os dados de janeiro de 2024, quando se contabiliza 538 focos do mosquito e 88 casos da doença confirmados, com duas internações. Não há registro de óbito por dengue no período.

Quem vai coordenar as ações, ao lado do secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin (Podemos), a vice Maria Regina Soar (PSDB).

“Estamos unindo esforços enquanto Prefeitura, com a intensificação das visitas dos agentes e a utilização da tecnologia, por meio de drones para buscar possíveis focos do mosquito, mas precisamos da ajuda de cada morador para combater a dengue em nosso município.”

“Em 2022, nós tivemos sete óbitos. Com o auxílio da população, em 2023, nós conseguimos reduzir os focos, os casos e os óbitos, contabilizando apenas uma morte por dengue. Queremos seguir em 2024 sendo referência e exemplo no combate ao Aedes aegypti. Por isso, nós precisamos que todos estejam envolvidos”, disse o secretário Lanzarin.

Uma das ações seguirá uma campanha do Governo, sobre descartes de pneus. Em Blumenau, os moradores podem solicitar a retirada dos pneus diretamente no telefone (47) 99997-6941, que foi disponibilizado pelo Samae para que seja dada a destinação correta para este tipo de resíduo. O serviço não tem custo à população.

“Os pneus também servem como criadouro, por isso, entendemos a necessidade e a importância das ações para a prevenção”, contribui Lanzarin.

Outras ações envolvem outras secretarias. Na Educação, palestras serão realizadas no início do ano letivo e que envolverão professores, alunos e seus familiares; na Manutenção Urbana e Obras, a fiscalização será intensificada, inclusive com a realização de mutirões de limpeza pela cidade. Já na Comunicação, campanhas de mídia serão utilizadas para atingir um número, ainda maior, de moradores informados sobre a situação da dengue em Blumenau.

Vale lembrar que os agentes continuam visitando estabelecimentos comerciais, terrenos baldios, residências e demais locais para identificar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.

Sintomas da Dengue

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C) de início abrupto, que tem duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, nas articulações e no fundo dos olhos. Manchas pelo corpo estão presentes em 50% dos casos, podendo atingir face, tronco, braços e pernas. Perda de apetite, náuseas e vômitos também podem estar presentes.

Como evitar a proliferação do Aedes aegypti
• Elimine água parada de todos os recipientes;
• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
• Mantenha lixeiras tampadas;
• Deixe os depósitos de água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
• Plantas como as bromélias, devem ser evitadas, pois acumulam água;
• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
• Mantenha ralos cobertos com telas de malha fina para evitar que o mosquito tenha acesso ao local;
• Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
• Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
• Retire a água acumulada em lajes;
• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
• Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
• Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da Dengue.

Fonte: da redação, com informações da PMB

 

2 Comentário

  1. Isto apoiamos, esta comprovado que o combate é eficaz , comprovado na pratica e cientificamente.

  2. se cobrassem esses agentes de endemia para trabalharem e não ficarem dormindo e fumando no horário de trabalho seria bom, contratam uma quantidade enorme de servidor mas não tem qualificação e muito menos fiscalização.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*