Prefeitos da Amve lançam manifesto com prioridades para a região

Foto: Informe Blumenau

Nesta terça-feira, 2, a Associação de Municípios do Vale Europeu, Amve, completou 53 anos, e a data foi marcada pelo lançamento do Manifesto pelo Desenvolvimento do Vale Europeu, documento que foi elaborado a partir de 14 encontros públicos que, entre abril e julho, reuniram prefeitos, vereadores, lideranças políticas, empresariais e comunitárias e a sociedade civil para debater as necessidades e prioridades para o desenvolvimento da região. O documento pode ser acessado por meio desse link.

Durante os encontros, que mobilizaram quase mil pessoas, foram elencados projetos prioritários nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, assistência social, defesa civil, turismo e cultura, desenvolvimento econômico e inovação.

Com a execução do projeto, foi possível debater as prioridades e necessidades da região e, principalmente, contribuir para que as demandas do Vale Europeu virassem públicas, com o intuito de que se tornem prioritárias nos planos de governo dos futuros representantes dos poderes legislativo e executivo catarinense.

O documento será entregue aos candidatos ao legislativo e executivo do Estado para que tenham conhecimento das demandas e possam contribuir para o desenvolvimento do território, assim como guiará as futuras ações da Associação de Municípios do Vale Europeu.

“Costumo dizer que a vida das pessoas acontece nas cidades, por isso, foi tão importante ouvir as lideranças e a sociedade civil para elencar as principais políticas públicas que devem ser priorizadas a curto e médio prazo no Vale Europeu. Idealizamos este projeto pensando na importância do trabalho coletivo em prol do desenvolvimento territorial, e desejamos poder contar com o apoio do futuro governador, senador e parlamentares eleitos”, afirma o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e prefeito de Ascurra, Arão Josino.

Sobre o Vale Europeu

Com uma economia diversificada e dinâmica, em que a agricultura, a indústria e o setor de serviços lideram a geração de empregos e renda, a região de abrangência da Associação de Municípios do Vale Europeu concentra mais de 820 mil habitantes. A região possui uma força econômica única em Santa Catarina, e entre as unidades da federação, apenas o Distrito Federal e o Estado de São Paulo possuem um PIB per capita maior que a região do Vale Europeu.

Apesar das diferentes características geográficas dos 14 municípios que compõem a região, todos têm em comum a colonização europeia, em especial a alemã e italiana. Isso garante à região uma identidade cultural reconhecida nacional e internacionalmente, em que os costumes, os dialetos, a gastronomia e a arquitetura são preservadas e motivos de orgulho do povo que vive no Vale Europeu.

“Diante de tantos desafios em prol do desenvolvimento sustentável do Vale Europeu, apostamos na união e na soma de esforços. Juntos, conseguiremos transformar a realidade e criar oportunidades de desenvolvimento, trabalhando de forma integrada em busca do aprimoramento dos serviços públicos e crescimento econômico, social e ambiental, com olhar voltado à inovação e cidades resilientes”, conclui o presidente da Amve.

Fonte: Amve

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*