Prefeito Napoleão terá que prestar depoimento em inquérito da Policia Civil sobre o Siga

Pode ser protocolar, formal, mas é informação, até porque não é toda hora que acontece.

Está na ante-sala do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) uma intimação para que ele preste depoimento no inquérito policial nº 54/16. É uma notícia crime apresentada pelo Consórcio Siga e um funcionário, responsável pelo setor de TI do serviço de transporte coletivo de Blumenau até a caducidade do sistema, em janeiro deste ano.

Napoleao depoimento

Por conta de sua posição, o prefeito pode escolher a data e horário, que segundo o chefe de gabinete Jean Havenstein ainda não foi definido. Em tese tem que prestar o depoimento na 1ª  Delegacia de Polícia.

O processo tem relação com a transferência de dados da bilhetagem eletrônica do Siga para a Piracicabana, contratada de forma emergencial depois da caducidade do consórcio,  determinada pela Prefeitura no dia 23 de janeiro, um sábado.

A notícia crime foi protocolada no dia 25 de janeiro, segunda-feira, por conta de fatos ocorridos no domingo. A reclamação é por conta de invasão de propriedade e quebra de sigilos empresariais, no caso do Siga,  e constrangimento ilegal, por conta do funcionário do consórcio, cujo primeiro nome é Vinicius.

Sem procurar a direção do Consórcio, nem as três empresas que o formam, muito menos os representantes jurídicos, três servidores da Prefeitura conseguiram viabilizar a transferência da base de dados do Siga para a Piracicabana. Estavam embasados em decretos municipais assinados pelo prefeito, seguindo interesse público naquele momento complicado.

Os argumentos do Siga é que a base de dados era uma propriedade privada, adquirida em 2004 graças a um investimento alto, pensando em participar da licitação de 2007. E também  que o funcionário Vinicius teria sido “intimidado” a repassar os dados.

Há muitas outras informações que precisam ser desdobradas e tentaremos fazer a partir dos documentos que nos chegaram.

Em tempo de campanha eleitoral é um desgaste, mas não tem relação com isso.

3 Comentário

  1. Esse siga é uma piada… O que vemos são os donos das empresas nas redes sociais fazendo posts e choramingando… Pagar os funcionários que é bom nada… Esses crédito aí que tão falando são aqueles que eles receberam e embolsaram? Ou seja, roubaram do cidadão? Cadeia pra eles!

  2. Prefeito tendo que ir depor na Polícia, vereador chamando a Polícia para prender advogado …..Saudades de quando Blumenau possuía poder executivo e legislativo.

  3. Seria interessante se a população pudesse saber quando será devolvido o dinheiro das recargas pendentes no cartão do siga e que foi descontado dos nossos salários

Deixe uma resposta