Polícia Civil faz operação “hora-máquina” em Gaspar para investigar possíveis crimes no final da administração passada

Foto: divulgação Polícia Civil

A terça-feira começou movimentada na área policial relacionada a políticos da região. Além da operação na Câmara de Blumenau, a Polícia Civil deflagrou em Gaspar a Operação “Hora-Máquina”, para apurar superfaturamento em contratos de aluguel de máquinas pesadas, bem como desvio de macadame e outros materiais para fins privados, às custas da Prefeitura no último trimestre de 2024, ainda na administração de Kleber Wan-Dall (MDB).

Em setembro de 2024, a Prefeitura de Gaspar publicou edital para aquisição de macadame e materiais congêneres, estimando o quantitativo necessário para um ano de trabalho. Segundo as investigações, nos últimos três meses de 2024, as secretarias de Obras, de Agricultura e o SAMAE esgotaram toda a quantidade prevista em ata de registro de preço para o ano, com relação a determinados materiais, tais como macadame e areia industrial.

Além disso, a Polícia Civil verificou que a Prefeitura esgotou toda a quantidade de hora-máquina com relação especialmente à motoniveladora (patrola), nos últimos meses de 2024, não restando mais horas disponíveis para os meses subsequentes.  A investigação ainda verificou-se que uma mesma família criou pessoas jurídicas diversas, que concorreram entre si nas licitações referentes ao macadame e ao aluguel de máquinas pesadas

Ao aprofundar a investigação, a Polícia Civil obteve elementos no sentido de que houve a destinação de material (macadame e outros) e de hora-máquina para fins particulares, inclusive em terrenos de propriedade privada de servidores públicos investigados, o que ocasionou o esgotamento da quantidade de material contratada pela Prefeitura.

Os servidores investigados ocuparam os cargos de Secretário de Obras, Secretário de Agricultura e Presidente do SAMAE. Servidores responsáveis pela fiscalização do contrato também foram investigados. Entre os alvos de busca, há um ex-vereador, não reeleito para a legislatura atual.

Foram cumpridas 12 ordens de busca e apreensão domiciliar, com o objetivo de apreender dispositivos informáticos, documentos, valores em espécie e outros elementos relacionados à investigação em curso. Também foi apreendida uma quantidade em dinheiro nos imóveis pertencentes aos empresários. Não houve mandado de prisão.

2 Comentário

  1. Só gostaríamos de saber se ao final das investigações, caso todas as provas colhidas e se os acusados forem culpados , o que vai ocorrer ?
    -Alguém vai pagar o dano ao erário público ?
    -Alguém vai ser preso ?
    -Alguém vai responder pelo crime ?
    É que estamos cansados de ver a polícia prender bandido e a justiça soltar , basta ver que ninguém da operação lava jato , ou pelo menos os maiorais estão presos .Nossa justiça atual é boa para prender, julgar e condenar quem pincha uma estatua , quem carrega uma bíblia, vendedor ambulante , mas bandido mesmo , deixa solto . Nossa justiça atual , ataca diariamente o estado democrático do direito , a constituição foi jogada no lixo pelos magistrados do STF.A Polícia faz o seu trabalho , mas a justiça , bom a justiça tem como símbolo a Deusa da Justiça, que é retratada com uma balança, uma espada e os olhos vendados, simbolizando imparcialidade e equidade , mas imparcialidade e equidade não são temas da atual justiça no Brasil . Poderiam trocar a símbolo da justiça pelo Saci ou pelo boto cor de rosa , ambos são enganadores perspicazes .

  2. Então..comentarios acima..cheios de mágoa né??..pegaram um nobre representante do legislativo Blumenauense e de extrema direita com às mãos sujas..E agora ficam jogando lá pro nível federal..ahaa..por isso por aquilo…Aceite melhor a realidade que doi menos…🙌

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*