Pesquisa de empregabilidade quer traçar um mapa do emprego em Blumenau

Foto: Eraldo Schnaider

Entidades que representam os setores produtivos de Blumenau, como Acib, Fiesc e Sintex, em parceria com instituições educacionais e a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município, estão desenvolvendo o “Projeto de Empregabilidade”. A iniciativa, que envolve ao todo 17 instituições, tem como objetivo traçar um panorama da mão de obra disponível na cidade e empregar quem está fora do mercado de trabalho.

Foram elaborados três tipos de questionários que estão sendo aplicados nas empresas, agências e consultorias de Recursos Humanos e instituições de ensino. No setor produtivo, a aplicação abrangerá as áreas de serviço, comércio e indústria e vai mapear o atual cenário de empregos, distribuição de cargos, funções e nível de escolaridade dos colaboradores. Nas agências e consultorias de recrutamento o foco da pesquisa é entender a dinâmica das vagas disponíveis no mercado. Já nas unidades de ensino, o objetivo é mapear os cursos que mais formam mão de obra, quais têm mais procura e quais empregam mais. Segundo o grupo de trabalho, a amostra ideal é a coleta de dados de, pelo menos, 372 empresas.

Quem tiver interesse em responder à pesquisa, contribuindo para o levantamento de dados, tem até dia 26 de agosto e pode acessar um dos links, divididos por setores: Comércio, Indústria, e Serviços. Com os dados em mãos, a segunda fase do projeto vai analisar as informações colhidas e buscar soluções de curto e médio prazo com foco na formação de mão de obra para sanar as áreas deficitárias e capacitação de quem se encontra à margem das oportunidades. Mais informações sobre a pesquisa podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected].

Entidades participantes do projeto:

– ACIB

– Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Blumenau

– CDL Blumenau

– AMPE

– FIESC

– SESI/SENAI

– SENAC

– FURB

– SINTEX

– SIMMMEB

– SINDUSCON

– Blusoft

– SIAPB

– SINDILOJAS

– SINDIGRAF

– SETCESC

– SESCON

Fonte: Acib

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*