Opinião | Eu e os prefeitos

Foto: Informe Blumenau

Em 2023 completo 30 anos que me mudei para Blumenau, onde exerci a maior parte da minha vida profissional de jornalista. RBS TV, Prefeitura, FURB TV, Rede SC depois RIC, Folha de Blumenau, assessorias diversas. Professor do então único curso de jornalismo da cidade, na Faculdade Ibes.

Há quase oito anos tendo o Informe Blumenau – que teve sua primeira versão, ainda no blogspot, em 2008 – como meio de sustento, de forma profissional, trabalho prioritariamente com temas políticos, locais, regionais, estaduais e nacionais, pela ordem.

O que não e fácil, convenhamos, neste tempos de faroeste na internet.

Na abertura oficial da Festitália na quarta-feira, 21, uma imagem me fez pensar na minha trajetória profissional. Ao final do cerimonial, o prefeito Mário Hildebrandt e o ex-prefeito Renato Vianna sairam conversando e eu estava no caminho.

Mário abriu um sorriso e Renato Vianna me deu um abraço forte. Depois eu e o atual prefeito fizemos o mesmo. E eles seguiram a conversa.

Registrei no celular imagem da conversa de ambos, por registrar. Depois, ao chegar em casa, percebi um simbolismo pessoal naquele encontro que registrei.

Quando vim morar em Blumenau, em 1993, Renato Vianna era prefeito. Em 2023 é Mário Hildebrandt. Entre eles, Décio Lima, João Paulo Kleinübing e Napoleão Bernardes.

Cinco prefeitos, partidos e pensamentos diferentes nestes trinta anos, e uma relação profissional e ética, mas sobretudo de respeito e não estranhem, uma certa afinidade.  Me orgulho de dizer que sempre tive uma relação próxima com todos, no sentido da abertura do diálogo, com base nas relações profissionais e pessoais que travamos ao longo deste tempo.

Com todos tive “perrengues”. Prefeitos e eu, editor-chefe, cooordenador, jornalista, empreendedor. Tudo dentro do bom senso. Uns mais fortes, outros para nem tomar conhecimento, alguns para retrucar e bater o pé, mas, sobretudo, uma relação de afeto no sentido profissional, se isso é possível.

Escrevo isso para dizer que – para alguns pode parecer contraditório -, que me orgulho, como jornalista com foco em politica, de ter uma relação próxima com todos prefeitos de Blumenau nos últimos 30 anos. Que se materializou no afetuoso abraço de Renato Vianna nesta Festitália.

Esta analogia representa minha postura profissional. Tratar bem todos, reconhecer e criticar o que tem que ser criticado. Respeito sempre e empatia.

Alexandre Gonçalves, jornalista responsável pelo Informe Blumenau.

 

 

 

 

 

2 Comentário

  1. Alexandre, como sempre agindo e escrevendo com seu profissionalismo de sempre. Por isso admiro pela ética e imparcialidade em seus artigos. Professor Jadir. Abraço

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*