OAB publica edital para nova vaga do Quinto Constiitucional

Foto: OAB SC

A OAB de Santa Catarina lançou na última sexta-feira edital para a nova vaga aberta no Tribunal de Justiça destinada à advocacia, para suprir a vaga do desembargador João Batista Goes Ulyssea, que se aposentou. O novo processo começa cerca de três meses depois do preenchimento de outra vaga destinada à advocacia no TJ, preenchida pelo advogado Diogo Pítsica  no final de junho.

A escolha da lista sêxtupla será novamente através da eleição direta da categoria, processo que foi adotado pela primeira vez este ano. Mas antes, os advogados inscritos passam pela aprovação da Diretoria da OAB e do Conselho Estadual, através de sabatinas, que selecionarão os 12 aptos a participar da votação.

As inscrições de candidaturas para a nova eleição acontecerão a partir do dia 30 de setembro até 28 de outubro.

No primeiro semestre, cinco advogados de Blumenau chegaram a se inscrever e três foram para a votação. O ex-presidente da OAB na cidade, Romualdo Paulo Marchinhacki, foi o sexto mais votado e entrou na lista sêxtupla encaminhada para análise dos desembargadores, que acabaram selecionando outros três nomes que foram para a mesa do Governador, a quem cabe a decisão final.

Conversei com Romualdo e ele disse que ainda está estudando se será candidato. Na eleição passada, a quantidade de candidatos de Blumenau na eleição direta – três -, pode ter atrapalhado sua votação.

Um outro nome de Blumenau que circula forte é de Marcos Probst. Apesar do seu escritório ser em Florianópolis, sua família é da cidade e seu primeiro emprego foi aqui também. Ele é conhecido por ser o advogado em alguns processos do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) e do ex-prefeito Napoleão Bernardes (PSD), mas especialmente por ter sido o advogado do governador Carlos Moisés (sem partido) nos processos de impeachment, uma vantagem e tanto caso consiga chegar a última etapa no processo de seleção.

1 Comentário

Deixe uma resposta