O tamanho do PSDB de Blumenau na próxima eleição

Fotos: reprodução

O PSDB é um dos partidos mais estruturados em Blumenau. Governou a cidade por um mandato e meio com Napoleão Bernardes, elegeu a vice-prefeita Maria Regina e dois vereadores. A maior parte dos cargos comissionados são do 45, que tem seis integrantes no primeiro escalão: o chefe de Gabiente Cesar Botelho, o secretário de educação Alexandre Matias, o de Cultura, Sylvio Zimmermann, o do Planejamento, Éder Boron, e os intendentes Leandro Índio da Silva e Juliano Junkes, Vila Itoupava e Garcia, respectivamente.

Isso é fato. Como é fato também que partido perdeu fôlego nacional e estadualmente, com um agravante em Santa Catarina, marcada por uma maioria bolsonarista. É visto, curiosamente, como um partido de esquerda, ele que foi um contraponto ao PT em diversas eleições presidenciais.

Dentro destes contextos, a informação que a principal liderança da sigla em Blumenau, a vice Maria Regina Soar, deixará o ninho para filiar-se ao PL, junto com a informação já dada pelo Informe que dois tucanos graúdos podem deixar a sigla – Alexandre Matias e Sylvio Zimmermann – para concorrerem a vereador por outro partido preocupam.

Matias e Sylvio fazem contas, analisando suas chances na eleição de 2024. Em 2020, Maurício Goll foi o mais votado do PSDB, Matias foi o segundo e Sylvio pegou a primeira suplência. Como a previsão fazer apenas um vereador no ano que vem, Goll é o favorito.

Mas nas dificuldades muitas vezes surgem as oportunidades e é esta a aposta de alguns tucanos. Com a ida de Maria Regina Soar para o PL, o PSDB se movimenta para reivindicar a vaga de vice na chapa do 22 para o 45. E o nome mais cotado seria do secretário de Educação, Alexandre Matias.

Se o plano der certo, o PSDB segue tendo protagonismo. Caso contrário, tende a diminuir ainda mais de tamanho.

1 Comentário

  1. PSDB não faz falta em nenhuma eleição , e seus candidatos idem .O povo precisa ser inteligente na hora de votar , estes citados , jamais terão meu voto .
    Não sou partidário , prezo apenas por dignidade e caráter , mesmo na política isto é possível , mas atualmente isto não existe .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*