O que as prisões de prefeitos em Santa Catarina trazem para as eleições municipais de 2024

Foto: MPSC

Nesta sexta-feira, em mais uma ação do GAECO, o prefeito de Ponte Alta, Ari Alves Wolinger, foi preso, acusado de corrupção em contratos de prestação de serviços de limpeza. No começo da semana, o prefeito de Barra Velha, Douglas Elias Costa, também foi preso, com a mesma acusação, supostas falcatruas em contratos de empresas privadas com o Poder Público.

São casos diferentes e sem relação, o que une os dois é o partido que estão filiados, o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro e de Jorginho Mello, que elegeu, além do governador, um senador, dez deputados estaduais e seis federais nas eleições de 2022.

Os dois se somam aos demais 16 prefeitos presos em pouco mais de um ano, sob a mesma suspeita. O PL, além dos dois, teve outros dois denunciados, o MDB cinco, o PP três, PSD dois, Podemos, Patriota, Republicanos com um cada, eleitos na onda do bolsonarismo.

Uma importante reflexão neste ano de eleições municipais, quando muitos eleitores em Santa Catarina tendem ser levados por um número que carrega conotações ideológicas que não se sustentam na prática.

É preciso que, nesta disputa que tende a ganhar corpo a partir de abril, com a campanha começando em agosto, o eleitor separe o joio do trigo. Mantenha suas convicções políticas, mas não se deixe levar por mensagens retóricas como Deus, Pátria e Família, que pouco se sustentam na vida real das pessoas.

As prisões do prefeitos – muitos renunciaram aos cargos ou foram destituídos -, além de outros agentes públicos e empresários, mostram que é preciso ficar de olho naqueles que se apresentam como “cidadãos do bem”.

Deixando claro que a corrupção não tem apenas um lado ideológico, uma bandeira política. Ela tem vários rostos e muitos deles estarão nas urnas catarinenses em 2024.

Fique de olho eleitor!

 

2 Comentário

  1. Sintético, mas ótimo texto, obrigado autor.
    Por favor queridos concidadãos, pensem analisem, não se deixem levar por clichês rasos. Todos somos a favor da ”família, da pátria”, a maioria crê no altíssimo, sim inclusive na esquerda!
    Votem por currículo, projetos, exemplos, e não esqueçam o que o mestre falou: ”BEM AVENTURADOS SEJAM OS PACIFICADORES, POIS ELES SERÃO CHAMADOS FILHOS DE D´US”
    Prof. Dr. Luciano Zucchi.

  2. Aí cerpas pessoas vem com aquele velho chavão: “Mas e o PT?”

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*