O mundo mágico das propagandas eleitorais

Muito vezes os políticos se queixam de que são cobrados de forma exagerada, que as pessoas não entendem a limitação financeira das Prefeituras e nem as burocracias do serviço público.

Eles tem uma certa razão, por outro lado, tem uma grande parcela de responsabilidade nesta cobrança, pois nas campanhas eleitoral vendem o que não podem entregar.

Um exemplo é a campanha eleitoral deste ano eleitoral em Blumenau. Não tem crise econômica, não tem pandemia e nem burocracia que impeça os candidatos de prometerem mundos e fundos.

Fim  da fila em creches, creche em turno integral, UPAs, o hospital universitário, teremos centro de atendimento para idosos e para crianças, ambulatórios que serão equipados com laboratórios e equipamentos de raio X, ônibus com ar condicionados, os contratos com a Blumob e BRK serão revisados, nossa malha viária será totalmente recuperada, o teleférico será uma grande atração turística, os cargos comissionados serão cortados a metade, teremos áreas de lazer em todos os bairros e por aí vai.

Foram apenas algumas das tantas promessas, de TODOS OS CANDIDATOS que me vieram a lembrança, mas se puxar, tem mais.

Que bom se vivêssemos no mundo da propaganda eleitoral do rádio e na TV, que terminou nesta quinta-feira neste primeiro turno.

2 Comentário

  1. Então, fico pensando em como poderemos avaliar uma candidatura sem que elas apresentem proposições? Por certo que a lógica do marketing impera sobre a realidade. Mas impera porque a realidade tem os contornos da necessidade muito evidentes. Não entender os pontos de conexão entre a realidade e o marketing é um risco… risco semelhante ao do sujeito que no conto infantil declara com ingenuidade que o Rei está Nu. A gente sabe que é assim, uma chuva de promessas. Talvez o certo será educar a população a diferenciar promessas de propostas… Mas isso é inversa para um outro momento. Sugiro a leitura de um conto de Isabel Allen de que se chama DUAS Palavras. Ajuda a pensar esse tema.

  2. Cada povo tem o político que merece …..se o povo acredita em demagogo , vai votar .
    Depois reclamam , mas quem elegeu foi o povo .

    Político e fralda devem ser trocadas sempre ….e vocês sabem porque .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*