Nova eleição para Conselho de Cultura de Blumenau vai acontecer em breve

Não há uma data definida ainda, mas o processo será ágil. Nesta segunda-feira aconteceu a primeira reunião do Conselho de Cultura de Blumenau e da Secretaria de Cultura para debater a suspensão da eleição dos novos conselheiros e definir como será feito o novo processo.

Cerca de 40 pessoas participaram do encontro, ainda de forma remota, que reativou o grupo de trabalho das eleições, que reúne-se já nesta quarta-feira e encaminhará o pleito, que deve ser remoto.

Segundo o secretário Sylvio Zimmermann, que acumula a Cultura de forma interina com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e o presidente do Conselho Elton Gomes, foi um encontro tranquilo e positivo, depois de todo o clima tenso que marcou a última Conferência de Cultura, nos dias 21 e 22 de maio. Nenhum deles apresentou uma data, mas disseram que será o mais breve possível.

O ex-secretário de Cultura Rodrigo Ramos foi muito citado, ele que pediu demissão depois do episódio. Os membros do Conselho lamentaram sua saída, mas Sylvio já atuou na área e antecedeu Rodrigo na antiga Fundação e é conhecido por sua tranquilidade e capacidade de diálogo.

A eleição foi suspensa depois da percepção que o sistema de votação poderia ser burlado, com a possibilidade de um delegado poder votar mais de uma vez, visto que o pleito seria remoto. Esta situação será sanada com a eleição presencial.

Por outro lado, muitas trocas de acusações foram feitas nos bastidores, com denúncias de irregularidades de alguns delegados que estavam inscritos, que não morariam em Blumenau, situação não comprovada. Mas o pano de fundo foi o acirramento da disputa por conta da queda de braços entre um grupo de artistas e pessoas ligadas ao segmento evangélico, que se mobilizaram e queriam participar do processo, com candidatos e delegados.

Nesta terça-feira, o presidente do Conselho Elton Gomes falará na Tribuna Livre da Câmara, onde, na semana passada, os três vereadores ligados ao segmento evangélico fizeram pesadas críticas a suspensão da eleição.

 

2 Comentário

  1. Mas o que querem os evangélicos?

    Participar do movimento cultural de Blumenau com sua música gospel, com suas peças teatrais e músicas evangélicas ou, através do assento no conselho de cultura, censurar aquela peça teatral ou exposição de arte que supostamente (na visão deles) não traduzam ou ofendam seus valores cristãos?

  2. Existem três vereadores interessadíssimos nesta eleição , todos evangélicos , assim já sabemos que existe algo mais .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*