O promotor público Rodrigo Andrade Viviani determinou a instauração de um inquérito civil para apurar a prática de eventual ato de improbidade administrativa, em razão de denúncia do vereador Aílton de Souza, o Ito (PL), que apontou a suposta utilização indevida de veículos pertencentes à Prefeitura de Blumenau em atividades particulares.
O promotor determinou o encaminhamento de um ofício ao Procurador-Geral do Município de Blumenau, para se manifestar sobre a denúncia formalizada pela Presidência da Câmara de Vereadores. Ito apontou que dois veículos que estão à disposição da Intendência da Vila Itoupava teriam sido utilizados indevidamente nos dias 24 de outubro de 2025 e 17 de outubro de 2025 para a realização de atividades de cunho particular.
O promotor quer saber se houve autorização para a utilização dos veículos em questão para as situações mencionadas na denúncia e, em caso positivo, qual autoridade responsável e o fundamento legal para a autorização.
Um dos servidores flagrados na denúncia foi o então intendente Norberto Ramalho, que usou um veículo oficial para transportar um material a pedido de um particular. Na oportunidade, Ramalho disse que estava ajudando um idoso, que efetuou uma compra numa loja.
“Não sou criminoso, todos que me conhecem sabem como me dedico a cuidar e ajudar as pessoas”, afirmou ao pedir a exoneração do cargo. Quase duas semanas depois, Ramalho voltou para seu emprego anterior, que era assessor do deputado estadual Ivan Naatz (PL).






Não indo ao mérito, mas será que somente este cidadão utilizou o veiculo público para algo que a denuncia afirma ? Será que os assessores e vereadores nunca utilizam o veiculo para algo que não é inerente ao cargo ?
Vejamos , ano que vem tem eleições , vereadores serão candidatos sem abdicar do cargo, se utilizarem os veiculos da câmara afirmando estarem fazendo visitas como vereadores , estando em campanha , não será utilização indevida ?
Aos amigos do Rei..os favores da Lei…aos Inimigos do Rei, os rigores da Lei..simples