Lula: vai ou não vai?

Foto: Ricardo Stuckert/divulgação

Luiz Carlos Nemetz

advogado

 

Um início de ano histórico para o Brasil. Talvez somente comparável a datas marcantes como a proclamação da República, a revolução de 30, o suicídio de Getúlio Vargas, ou o  “movimento de 64” (que pessoalmente me recuso a qualificar como “revolução” ou como “golpe” face à excepcionalidade dos fatos).

Mas a verdade é que no próximo dia 24 de janeiro, o ex-presidente será julgado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4a. Região.

O ex-presidente foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro. Intuo que a pena será mantida – ou mesmo majorada – em segunda instância.

Mas, há um velho ditado que diz, “que nunca se pode antever o que vai sair da cabeça de um juiz”.

O fato é que os três desembargadores federais que vão analisar o processo são técnicos extremamente preparados, isentos e experientes em matéria penal.

E, ainda que sem analisar com maior profundidade os elementos e conteúdos do processo o cenário é desfavorável ao ex-presidente.

Isso trás alegria? Não! Causa profunda tristeza!

Como pode um líder que foi a expressão da superação ter-se emaranhado num mar de lodo dessa proporção? Como pode um ídolo ter perdido o norte e levado para o brejo a esperança de uma massa humana que acreditou nos seus propósitos?

O mito está nu! O homem que seduziu milhões de pessoas mundo afora, acabou por se revelar uma farsa.

Um cínico , um reles ladrão? Um malandro de rodoviária? É triste, é cruel, é incrível e é inverosímil! Mas é real.

Não gostaria que fosse assim. Mas é assim que está sendo!

A cruel realidade está sendo de difícil assimilação para muita gente. E será de impossível aceitação para os radicais passionais, cegos, ou para os cúmplices de um projeto falido.

Mas é o que temos: um líder que já era, que passou. E que se tudo correr como deve ser, vai acabar na cadeia, que é o lugar dos marginais.

Decisões judiciais nem sempre são agradáveis. Mas são um comando estatal soberano num estado democrático de direito.

As reações rebeldes anunciadas com antecedência pelos “movimentos sociais “ contra eventual condenação são atos de radicais e de péssimo exemplo para a cidadania. Essa gente, com sua falta de contextualização e de análise da conjuntura, está a dizer: tudo é legal, justo, moral e decente, desde que seja absolvido!

Bem no dia nacional do aposentado, receberá um veredito, remetendo para o ostracismo o homem que ao invés de servir seu país e honrar sua história, lambuzou-se com o poder, apegando-se a ele como um desesperado, a ponto de não ter mais unhas, de tanto raspar os cofres do Estado em proveito próprio e em benefício dos seus.

Será novamente num dia 24, o dia do Brasil virar uma página!

Que descanse em paz! Se depender de mim, já era!

10 Comentário

  1. O molusco está tendo a morte que lhe desejei: lenta e bastante sofrida! Que vá para o Inferno e NÃO descanse em paz!

    O invertebrado não perdeu o norte, não, Nemetz! Já nasceu torto!

    Vai demorar muito tempo, ainda, para que o brasileiro médio entenda de vez que o sapo barbudo foi a maior desgraça que se abateu sobre nós todos.

    Que demore bastante a sua fase de apodrecimento na cadeia!
    Alcino Carrancho
    (O Justo Com Quem Presta)

  2. Esta pessoa é a figura exata da maioria dos políticos : falsos , demagogos, mentirosos , sem carater , sem dignidade , sem honra e não prezam o sobrenome que herdaram de seus pais .

  3. Ele é um assassino que deveria estar preso a muito tempo pois deu 25 milhões de nossos impostos ao grupo assassino Hamas que mata judeus e cristãos e escraviza os palestinos que querem o bem e a paz com Israel.

  4. O Lula é igual a qualquer outra pessoa, se rou ou tem que ser condenado, porém não fechamos os olhos paras as acusações que envolve o senador Aécio Neves, Zezé Perrella, tão pouco o Gedell Vieira, e o deputado Rocha Lorenz, braço direito de Michael Temer, todas as provas que os envolve, cabe a nós “povo” fazer justiça e trocar toda aquela tropa de bandido que está no congresso e os corruptos do senado também.

  5. A hora dele está chegando.

    Vai pagar por tudo que fez de mal a toda nação Brasileira.

    Lula já é passado e dia 24 será decretada o fim dele.

    BOLSONARO 2018 !

  6. Não concordo com a “condenação” do Lula exarada pelo Dr. Nemetz simplesmente porque agora ficou comprovado que o tal tríplex (motivo da condenação do Moro) não é do ex-Presidente e sim da OAS. A saber:
    “A juíza Luciana Correa Torres de Oliveira, da 2ª Vara de Execução e Títulos no Distrito Federal, determinou a penhora dos bens da OAS, numa ação movida por credores; o detalhe surpreendente é que um dos ativos penhorados é justamente o triplex que a Lava Jato atribuiu ao ex-presidente Lula e que motivou a condenação determinada pelo juiz Sergio Moro – o que será objeto de julgamento no dia 24, em Porto Alegre (Por Mino Pedrosa, no Quidnovi)

  7. Parabéns, Aroldo Bernhardt!

    Você é DEMAIS!

    Somente não vou dizer do que você é “DEMAIS”!

    Aproveitando o ensejo, fique com o sapo barbudo/molusco/invertebrado todinho para você!

    Alcino Carrancho
    (O Idiota)

  8. Uma das tarefas que o juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba e dos fanáticos do MPF da mesma cidade tem em comum é a inabilitação de Lula para disputar as eleições de 2018. Vivemos em tempos em que as convicções e indícios bastam! O tal tríplex JAMAIS pertenceu a Lula, jamais foi usado por Lula e nunca saiu do patrimônio da OAS, tanto que recentemente a juíza Luciana Correa Tôrres de Oliveira, da 2ª Vara de Execução e Títulos no Distrito Federal, determinou a penhora dos bens da OAS, dentre os bens penhorados está justamente o triplex que os fundamentalistas de Curitiba dizem pertencer ao ex-presidente Lula.

Deixe uma resposta