Leandro Índio deve ser o primeiro secretário a se desincompatibilizar da Prefeitura de Blumenau

Foto: CMB

O intendente da Vila Itoupava, Leandro Índio da Silva (PSDB), deve ser primeiro. entre quem tem status de secretário da Prefeitura de Blumenau, a desincompatibilizar para estar liberado a ser candidato na eleição deste ano. Índio sairá no dia 28, uma semana antes do prazo exigido pela legislação eleitoral. A antecipação tem a ver com uma questão pessoal previamente agendada.

Apesar da desincompatibilização, Índio nega uma pré-candidatura a vereador, indicando que não tem interesse, mas sem fechar as portas. Quer estar regularizado para entrar em campo numa eventualidade.

Com a possibilidade do PSDB bancar a candidatura de Maria Regina Soar à Prefeitura, o nome de Índio ganha uma importância ainda maior. Primeiro intendente sem sobrenome alemão, ajudou o prefeito Mário Hildebrandt (PL) a obter 86% dos votos nas urnas da Vila Itoupava na reeleição em 2020.

É um bom exemplo de um tecnocrata do sistema político. Tucano desde a juventude, além da formação educacional e profissional, esteve junto com as principais lideranças do partido, como Leonel Pavan, Dalirio Beber e Napoleão Bernardes, galgando espaços importantes – e de caráter técnico – na burocracia do sistema público.

Nunca disputou uma eleição, mas a intendência com a Vila Itoupava foi uma experiência que ele não tinha, com contato direto com as pessoas, uma “espécie” de prefeito local.

Índio deve ser o primeiro de outros a deixar postos importantes faltando oito meses para o final do ano. Outros nove nomes devem desembarcar no dia 6 de abril, prazo limite.

Alexandre Matias (PSDB), secretário de Educação; Marcelo Lanzarin (Podemos), secretário de Saúde: Sylvio Zimmermann (PSDB), secretário Cultura: Egídio Beckhauser (Republicanos), secretário de Esportes; Giselle Margot Chirolli (Podemos), secretária de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto: Valdecir Mengarda (Podemos), secretário de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Morastoni Sasse (Podemos), secretária de Desenvolvimento Social, Juliano Junkes (PSDB), intendente do Garcia e o presidente do Samae, André Espezim (sem partido).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*