Instituto Feminista Nisia Floresta promove acampamento

Será no próximo fim de semana, voltado para crianças e adolescentes. As informações são da jornalista Marta Brod.

Acampamento para Meninas Livres acontece em Blumenau

O evento é uma iniciativa do Instituto Feminista Nísia Floresta e tem como público-alvo meninas com idade de seis até 16 anos

Nos dias 06 e 07 de maio ocorre em Blumenau o Acampamento para Meninas Livres, um final de semana com uma série de oficinas e atividades que rompem com a cultura que limita as meninas e as padroniza como princesas. O evento é realizado pelo Instituto Feminista Nísia Floresta e é direcionado para garotas de seis até 16 anos de idade.

Essa ideia surgiu no Chile com o curso de desprincesamento, uma resposta das feministas chilenas às “Escolas de Princesas”.  Sabendo disso, as organizadoras do Instituto resolveram aplicar essa proposta aqui em Blumenau.

“As princesas estão presentes há séculos no imaginário de crianças e adolescentes. São produtos difundidos pela indústria cultural que acabam atuando como um padrão de gênero. Mas, será que todas nós precisamos ser princesas? Meninas e mulheres precisam ser livres para ser o que quiserem ser”, ressalta Geórgia Faust, presidenta do Instituto Nísia Floresta.

O evento acontece nos dias 06 e 07 de maio das 9h30 às 20h, na Green Place.  Para as alunas da rede pública de ensino o Acampamento é gratuito, já para as estudantes da rede particular a taxa é de R$ 50,00. As inscrições devem ser feitas através desse formulário: https://goo.gl/forms/W5IatbqgOMd5Y6Rk2

PROGRAMAÇÃO

SÁBADO: 06 de maio

10h às 12h:  Autoestima e Sororidade, com Fátima Calippo;
12h às 13h30:  Almoço;
13h30 às 15h30:  Jardinagem e Insetos, com Melissa Köning e Thayane Maçaneiro;
15h30 às 16h: Lanche da tarde;
16h às 18h: Oficina literária, com Geórgia Faust;
18h às 21h: Confraternização

DOMINGO: 07 de maio

10h às 12h: Gênero e Profissões, com Geórgia Faust;
12h às 13h30:  Almoço;
13h30 às 15h30: Mulheres nas Ciências, com Cinthia Passos e Keli Castro Carneiro;
15h30 às 16h: Lanche da tarde;
16h às 18h: Corpo, diferentes sexualidades e bullying, com Alice Alves;
18h às 20h: Educação financeira e brechó, com Danielle Menezes

Sobre o Instituto
O Instituto Feminista Nísia Floresta tem como finalidade promover a defesa das mulheres catarinenses, através de  seu desenvolvimento, com foco na formação e difusão de conhecimentos sobre gênero e feminismo, sendo centro difusor de pesquisa, formação e atendimento às necessidades biopsicossociais das mulheres. Seu objetivo é atuar como pólo agrupador e fomentador de subsídios teóricos e práticos da área do feminismo; desenvolver atividades de formação e promoção da autonomia das mulheres, numa perspectiva multidisciplinar; desenvolver atividades para integrar as ações sociais com treinamento e capacitação profissional voltadas ao atendimento das mulheres;  assegurar a proteção das mulheres e seus filhos e dependentes em situação de violência de gênero.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta