Ingo Penz e Oktoberfest Blumenau: uma trajetória imortalizada em documentário

A história de Ingo Penz, ícone da Oktoberfest de Blumenau, será eternizada no documentário “Revelando a Oktoberfest: A Saga do Embaixador”. Com estreia prevista para 26 de setembro de 2025, a produção explora a trajetória de Ingo – que completa 73 anos em 2025 – e a profunda conexão com a maior festa alemã das Américas.

As gravações começaram durante a edição de 2023 da festa, com depoimentos de amigos, familiares e personagens marcantes. “A Oktoberfest é como uma segunda casa para mim. É onde encontrei minha verdadeira paixão, minha família musical. Este documentário será uma oportunidade de relembrar momentos incríveis e de agradecer a todos que fizeram parte dessa jornada comigo, como o memorável amigo Horácio Braun”, afirma Ingo.

O filme traça paralelos entre a vida de Ingo dividida entre a música, fotografia e cinegrafia; e a importância que teve na evolução da Oktoberfest no Vale do Itajaí. É neste palco que o Embaixador da festa é símbolo de alegria, tradição e cultura. “Com relação a tradição, o que foi a grande Blumenau, a origem dos descendentes germânicos que aqui vieram, o Ingo representa tudo isso”, destaca o radialista e advogado Alexandre Baumgratz, um dos entrevistados pela produção.

Com direção de Ernoy Mattiello, Júnior Padilha e Henry Ritter Kirst, e produção da Proeza Maker & Virtual Pictures, o filme resgata imagens históricas, canções marcantes e o impacto cultural de uma das celebrações mais tradicionais do Brasil, entremeada por testemunhos que quem viu o evoluir desta grande celebração germânica. “O Ingo Penz está numa prateleira seletíssima de pessoas e elementos marcantes que, você olhando para elas, são sinônimo próprio da Oktoberfest”, comenta o jornalista e radialista André Bonomini, outra das fontes que contribuíram com o documentário.

Um dos diretores do projeto, Henry Ritter Kirst também destaca o papel fundamental de Ingo dentro do universo da grande festa, e de como a pessoa e o personagem criado na irreverencia da celebração se unem dentro deste ambiente tão característico. “Queremos mostrar como a vida dele se entrelaça com a história da festa e como ele contribuiu para torná-la o que é hoje. Este documentário será uma exaltação da cultura alemã no Brasil e da paixão de Ingo pela música e pela Oktoberfest”, destaca Kirst.

O lançamento de “Revelando a Oktoberfest: A Saga do Embaixador” será na Primeira Colônia Alemã de Santa Catarina, São Pedro de Alcântara, dentro da programação da 21ª Oktobertanz, no dia 26 de setembro, as 20h, no Salão Principal. E em Blumenau, a primeira exibição deverá ocorrer durante a 40ª Oktoberfest, em outubro.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*