Indaial: Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa dia 10 de abril

De 10 de abril a 31 de maio será realizada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (Gripe) em Indaial. A mobilização nacional, conhecida como Dia D, será em 4 de maio, sábado, quando as unidades com sala de vacina estarão abertas das 8h às 17h.

A vacinação contra a influenza terá como grupos prioritários: pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Vale destacar que a campanha se iniciará com uma ação diferenciada. De 10 a 19 de abril, a vacina influenza deve prioritariamente ser disponibilizada para crianças, gestantes e puérperas. Nesse período, além da vacina influenza, também serão disponibilizadas a esses grupos as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta. A partir de 20 de abril a vacina influenza será ofertada aos demais grupos prioritários.

A vacina utilizada na campanha de vacinação em 2019 contra a influenza é trivalente: A/Michigan/45/2015 (H1N1)pdm09; A/Switzerland/8060/2017 (H3N2); B/Colorado/06/2017 (linhagem B/Victoria/2/87).

No período da campanha, de segunda a sexta, a vacinação ocorrerá nas unidades de saúde no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h. É necessário apresentar carteirinha de vacina, cartão SUS e documento oficial. As unidades com salas de vacina são:

  • ESF Remo Wendorf – Ribeirão das Pedras
  • ESF Arthur Keunecke – Estrada das Areias
  • ESF Gunther Ricardo Ebert – Warnow
  • ESF Renato Ferreira de Mello – João Paulo II
  • ESF Nilo de Freitas – Rio Morto
  • ESF Bertolina May Kechele – Benedito
  • ESF Caetano da Silva Porto – Carijós
  • ESF Albert Sabin – Encano do Norte
  • ESF Irineu Kienen – Encano Baixo
  • ESF Márcia Maria Andreatta – Estados (Cohab)

Com o objetivo de ampliar o acesso da população à vacina contra a influenza e também contra a febre amarela, no período de 1º de abril a 30 de maio a Unidade Heinz Schutz estará aberta para vacinação, além do seu horário habitual (segunda a sexta, das 8h30 às 16h – sem fechar para o almoço), também de segunda a quinta, das 17h às 19h. Moradores de todos os bairros podem ir até essa unidade.

No dia 4 de abril, no período da tarde, as salas de vacina estarão fechadas, pois na oportunidade haverá reunião com os profissionais sobre a campanha de vacinação.

Sobre a gripe

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recémcontaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Caracteriza-se por um início súbito de febre, tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, mal-estar, dor de garganta e coriza. A tosse pode durar duas ou mais semanas. A maioria das pessoas recupera-se da febre e de outros sintomas dentro de uma semana sem necessitar de cuidados médicos. Complicações ou morte podem ocorrer especialmente em pessoas de alto risco. Ocorre também aumento nas taxas de hospitalização por pneumonia.

Categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza sazonal – Brasil 2019:

Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca.
Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3, 4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.
Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.
Doença neurológica crônica: Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; Doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.
Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
Imunossupressão: Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos.
Obesos: Obesidade grau III.
Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.
Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras trissomias.

Fonte: Comunicação PMI

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*