Governo autoriza retomada do transporte coletivo interestadual, mas Blumenau proíbe

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Arquivo/Secom

O Governo do Estado autorizou a retomada do transporte coletivo interestadual de passageiros a partir desta segunda-feira, 3. A liberação do transporte interestadual é de competência da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e, no cenário de enfrentamento à Covid-19, pode ser restringida pelos municípios.

Foi o que fez Blumenau, ao renovar os decretos que proíbem o transporte coletivo municipal e intermunicipal, barrou também o interestadual.

O entendimento do Estado é de que o uso do ônibus interestadual tem características rodoviárias e o fator de controle é muito mais efetivo se comparado com o transporte urbano, por isso não foi vinculado ao cenário gravíssimo. No rodoviário é mais fácil controlar a demanda e o acesso das pessoas, bem como a operação de desinfecção dos veículos, por exemplo. Mas se a administração municipal entender que a realidade local ainda não comporta este serviço, poderá fazer a restrição”, explica o secretário da Infraestrutura, Thiago Vieira.

Foi este entendimento da Prefeitura de Blumenau e manterá o serviço suspenso, pelos menos até a próxima semana.

2 Comentário

  1. Sempre critiquei o prefeito a algumas ações tomadas com relação ao combate e a prevenção contra o COVID19, porem nestes casos dou a mão a palmatória. Parabéns Mario, pela sua atitude e coragem….mas não podemos baixar a guarda

  2. Com tanto tempo sem ônibus circulando e os números so aumentando que eficácia essa medida tem?
    Quais os dados técnicos que dizem que essa medida será eficaz?

Deixe uma resposta