FURB emite nota sobre o CEOPS

Foto: Laide Braghirolli

A FURB emitiu nota sobre a questão do CEOPS, depois da manifestação da Defesa Civil de SC sobre a proposta de convênio para a manutenção do monitoramento da bacia hidrográfica do Médio Vale do Itajaí.

Confira na íntegra:

A Universidade Regional de Blumenau (FURB), mantenedora do CEOPS, Centro de Operações do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí reforça seu compromisso com a população dos 50 municípios que formam a bacia e representam cerca de 1 milhão de habitantes. Monitorar as condições hidro meteorológicas do Vale do Itajaí e gerar previsões de enchentes para os municípios de Blumenau, Brusque, Timbó e Rio do Sul, apoiando as ações da Defesa Civil municipal e estadual é o objetivo do CEOPS, cujas atividades incluem, ainda, a participação em órgãos colegiados tomadores de decisão e a realização de projetos de pesquisa com fomento interno e externos à Universidade.

O sistema de alerta de cheias da bacia do Itajaí foi o primeiro do seu gênero a ser implantado no Brasil, após a grande cheia de 1983, com o objetivo de desenvolver as chamadas medidas não-estruturais para proteção de enchentes, englobando monitoração do tempo, monitoração de níveis, modelos de previsão hidrológica e cartas de risco de inundação (Frank e Pinheiro 2003).


A última intervenção no Sistema de Alerta ocorreu em 2007, quando o Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), assinou um convênio com a FURB (SDS/FURB) no valor aproximado de R$ 1.300.000,00 (hum milhão e trezentos mil reais) para a modernização e ampliação da rede de monitoramento. Este convênio destinou-se à aquisição de modernos equipamentos e um sistema de transmissão de dados via rede de telefonia móvel, tornando os dados úteis tanto para a previsão de níveis quanto para o estudo de chuvas intensas.


Em 2019, ciente da necessidade de manutenção dos equipamentos, a Universidade realizou um levantamento das condições das estações telemétricas e elaborou um projeto indicando a necessidade de investimentos. Em dezembro de 2020, por iniciativa do Comitê da Bacia do Itajaí, uma reunião realizada na sede da AMMVI retomou o assunto sobre o monitoramento hidro meteorológico da região.


Para a Universidade de Blumenau, a reunião representou o início de uma conversa que deve dotar a comunidade regional de um sistema eficiente e perene de monitoramento, envolvendo todos os segmentos da sociedade.


Destacamos que o CEOPS sempre atuou, cumpriu e cumpre suas atribuições e responsabilidades com extremo zelo, precisão, assertividade e confiança, baseado nas fontes de informações e dados técnicos disponibilizados pelo sistema de telemetria regional.


A FURB está integralmente à disposição para contribuir na continuidade de um sistema de previsão de cheias ainda melhor, mais integrado e atualizado.


A Reitoria

1 Comentário

  1. Durante a Reitoria 2010/19 as manutenções e modernização de alguns equipamentos e custeio foram mantidas. Aa

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*