Os candidatos, eu e vocês

Como já escrevi, é na entrevista a melhor oportunidade para o jornalista levar o candidato mais verdadeiro a quem recebe a informação.

Foi o que tentei fazer ao longo da semana nas entrevistas com os cinco candidatos a prefeito de Blumenau, na rádio Nereu Ramos.

Fiquei frente a frente com os cinco que se propõem a governar a cidade e perguntei sobre os temas que a população mais comenta: mobilidade urbana, transporte coletivo, obras viárias, creches, saúde, segurança e outras.

Perguntei questões específicas para cada um, diferentes.

Para Napoleão Bernardes, quis saber se ficará os quatro anos na Prefeitura se for reeleito. Para Jean Kuhlmann, quis saber porque não destinou recursos do Fundam para Blumenau. Para Ivan Naatz, questionei se este seu jeito de fazer política não gera insegurança para o eleitor. Valmor Schiochet respondeu sobre o impeachment da presidente Dilma, do PT. E Arnaldo Zimmermann falou sobre como é pertencer a um partido comunista em pleno século 21.

Não fiz todas perguntas que quis e mantive a mesma postura que tenho ao longo dos meus 28 anos de jornalismo. Respeito ao entrevistado. Posso até não concordar com a resposta e insistir em um ou outro ponto, mas não posso querer que ele fale o que eu acho.

Por questões técnicas, mantive as gravações na íntegra, inclusive na introdução e nos encerramentos, quando apenas eu falo e a imagem fica nos candidatos.  Estes momentos revelam muito do espírito deles ao longo da conversa.

Quem se saiu melhor? Você decide. Olhe e ouça atentamente o que falaram.

Eu fiz o meu papel, o meu trabalho. Você eleitor, deve fazer o seu. Informar-se.

Para ver a entrevista de Ivan Naatz, PDT, confira aqui.

Para ver a entrevista de Valmor Schiochet, PT, confira aqui.

Para ver a entrevista de Jean Kuhlmann, PSD, confira aqui. 

Para ver a entrevista de Napoleão Bernardes, PSDB, confira aqui.

Para ver a entrevista de Arrnaldo Zimmermann, PCdoB, confira aqui.

pre_candidatos_prefeito_blumenau

 

1 Comentário

  1. Alexandre,

    Sua postura nas entrevistas mostra-se isento, para cada candidato , até mesmo por serem pessoas diferentes e com propostas diferentes , as perguntas precisam ser específicas .
    Não consegui identificar quem é o melhor, até porque o discurso é o mesmo de sempre . Não vi nada de novo , não passam confiança , e o pior é que um deles vai se eleger . Penso que o eleitor vai escolher o menos ruim, tarefa que não vai ser fácil .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*