Florianópolis recebe primeiro Fórum do Brasil do maior evento de cidades inteligentes do mundo

Florianópolis recebe no dia 31 de outubro, das 8h às 18h, no Auditório da Softplan, no Sapiens Parque, o primeiro Smart City Fórum Floripa, uma versão no formato de Fórum do Congresso Mundial que ocorre anualmente em Barcelona. Em Florianópolis, a versão inclui congresso e exposição. Quatro temas principais ligados ao desenvolvimento das cidades e à qualidade de vida dos cidadãos irão a debate: governança, mobilidade urbana, energias renováveis e bairros planejados.

O evento reunirá mais de duas dezenas de especialistas, além de representantes de empresas inovadoras, como Renault, Hyperloop TT, ENEL, CERTI e WRI. Os debates também vão envolver técnicos dos governos do Paraná e de Santa Catarina, da prefeitura de Florianópolis, representantes de entidades como a Frente Nacional de Prefeitos, Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e Sebrae/SC.

No painel de abertura, o Sebrae/SC terá uma participação especial em que irá abordar a temática dos destinos turísticos inteligentes. De acordo com o Gerente da Unidade de Atendimento Coletivo do Sebrae/SC, Roberto Tavares de Albuquerque, o desenvolvimento das Smart Cities pode gerar ainda mais oportunidades para os pequenos negócios em áreas como saúde, educação, mobilidade, energia e turismo. “As startups podem desenvolver soluções para atender os cidadãos dentro do contexto das cidades do futuro, assim como ofertar serviços diretamente para áreas do setor público”, comenta Roberto.

Já o Superintendente de ciência, tecnologia e inovação da prefeitura de Florianópolis, Marcus José Rocha, destaque que “o país precisa evoluir muito nesse debate, que traz conteúdos profundos e uma excelente oportunidade de troca de experiências”, conclui. O prefeito de Florianópolis Gean Loureiro estará na cerimônia de abertura e dará as boas-vindas em nome do município como cidade sede do Fórum.

Após o encerramento do Fórum, às 18h30min, haverá a sessão de autógrafos do livro “Liderança nos Parques Científicos e Tecnológicos – O caso de Santa Catarina e suas similitudes com a Catalunha”, escrito por Roberto Rogério do Amaral, pós doutor em engenharia e gestão do conhecimento. O livro será lançado durante coquetel oferecido a participantes do Fórum, na própria sede da Softplan.

O fórum é promovido pelo iCities, empresa pioneira no Brasil em soluções para cidades inteligentes, e pela FIRA Barcelona, consórcio público espanhol formado pela Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona. O evento também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, do Sebrae/SC e da empresa Softplan, e passa a integrar o calendário anual da cidade, segundo os fundadores do iCities, André Telles e Roberto Marcelino.

Inscrições: www.smartcityforumfloripa.com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta