Fiscalização da Prefeitura de Blumenau fecha empresa do vereador Alemão

A Alumetal é uma empresa conhecida de Blumenau, com 35 anos de existência e hoje 23 funcionários, foi interditada pela Prefeitura de Blumenau no final da noite desta segunda-feira. Os motivos, segundo nota oficial, foram denúncias de de mau cheiro e ruído, recebidas via ouvidoria, que foram alvo de fiscalização e foram constatadas irregularidades, além da ausência de licença ambiental válida.

Uma medida drástica contra qualquer empresa, ainda mais com a história da Alumetal, que tem, graças ao seu proprietário, um importante trabalho social em momentos de dificuldade com as cheias na região do Vorstardt e na área esportiva para crianças e adolescente.

A Alumetal é de propriedade do vereador Carlos Wagner, o Alemão (União), que está licenciado da empresa, segundo ele próprio informa.

Coincidência – ou não – Alemão é um dos raros vereadores de fora da base governista e tem sido um crítico ferrenho da administração municipal no Legislativo.

A última polêmica envolveu a autorização da viagem do prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) para a Alemanha acompanhar a Oktoberfest de Munique junto com a comitiva da realeza da Oktoberfest Blumenau. Alemão quase impediu a viagem por conta de um erro protocolar da Prefeitura no envio da mensagem ao Legislativo, numa atitude muito criticada por colegas vereadores e no Executivo.

A ação da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade aconteceu com o prefeito Mário fora e chama a atenção pela contundência, sem aqui conseguir avaliar a gravidade das irregularidades e nem a média das punições aplicadas nestes casos.

Alemão, em tese, não está a frente da empresa, mas é ele o responsável. O procurei para falar, mas ele preferiu delegar para a advogada Giovana Reiter e “Dona Teresa” que o substituiu na administração da Alumetal.

Giovana prometeu novidades para esta quarta-feira e disse que a empresa sempre se pautou pela sustentabilidade e pela preservação ao meio ambiente.

Abaixo, você confere a nota oficial da Prefeitura.

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) informa que, após denúncias de mau cheiro e ruído, recebidas via ouvidoria, uma equipe técnica do município, atendendo o procedimento regular de rotina de fiscalização, esteve na última segunda-feira, 19, na empresa Alumetal Placas de Identificação Ltda.

No local, foram constatadas diversas irregularidades, além da ausência de licença ambiental válida. Uma equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) também foi acionada para avaliar as condições de trabalho dos funcionários que realizam o manuseio de produtos químicos.

Diante das constatações, um laudo técnico, indicando a necessidade de regularização das atividades foi emitido pelo município. Até que as adequações sejam feitas, a empresa está impedida de realizar qualquer atividade.

2 Comentário

  1. Ja escutaram um ditado que diz, fala bem de mim que se darás bem, Parabéns Vereador Alemão, não baixe a guarda e faça o papel exato de um vereador, os demais vereadores, critiquem depois abracem a administração, sendo hipócritas nas falas e atitudes.

  2. Parabéns pela noticia e imparcialidade. Por mais jornalistas desse gabarito.
    Por isso não me canso de dizer do respeito que tenho por ti.
    Mas lembro que durante todos os anos que fui gestora na Prefeitura de Blumenau, nossa última alternativa, era de fechamento de qualquer empresa.
    Sempre, nós servidores primamos pelo cumprimento da LEI, mas pelo diálogo, orientações e auxilio, claros e objetivos, para que jamais tivéssemos perdas para nós mesmo e para nosso cidadão.
    Ouso dizer que é a primeira empresa que vejo ocorrer essa situação.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*