Fim de semana é marcado por aglomerações em Santa Catarina

Foto: Polícia Militar/Reprodução

O fim de semana em Santa Catarina teve registro de descumprimento ao decreto estadual de medidas para evitar o contágio da Covid-19. As polícias Militar e Civil, e também prefeituras fecharam bares e multaram estabelecimentos em várias regiões do estado. Os flagrantes contrastam com as medidas de isolamento para controle da pandemia, já que o estado está com todas as 16 regiões em risco gravíssimo para a doença.

As ocorrências foram registradas entre sexta-feira, 16, e domingo, 18. Os fiscais flagraram show em lanchas, festas em praia, torneio de laço e até mesmo um evento do curso de medicina de uma universidade catarinense.

Clientes e estabelecimentos infringiram diversas regras do decreto vigente que busca frear a contaminação pelo vírus. Entre as regras está a proibição de aglomerações, eventos sociais e multa para quem não usar máscara.

Flagrantes

Grande Florianópolis

Em Florianópolis, uma banda que tocava em um bar avisou os clientes que a fiscalização estava chegando na noite de sexta-feira. O público correu para pôr máscara e sentar, mas imagens do desrespeito às regras foram divulgadas nas redes e o local foi interditado.

Durante o fim de semana, cinco estabelecimentos foram interditados, três multados e 13 intimados por descumprirem medidas restritivas de controle à pandemia. As multas foram no valor de R$ 2,5, mil a R$ 15 mil. Entre os locais fechados estão bares, restaurantes e um local que promovia um evento de moda.

No sábado, 17, uma festa clandestina com 23 embarcações no mar e show ao vivo em um deck flutuante foi interrompida em Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis.

Sul catarinense

Um torneio de laço com mais de 200 pessoas foi interrompido pela PM na noite de sábado em Grão Pará. Os agentes foram acionados por volta das 20h30 para atender a ocorrência na localidade de Capivaras Altas.

Segundo a PM, organizador da competição foi identificado e disse acreditar que o evento tinha autorização para acontecer até as 22h. Também na cidade, uma festa particular no bairro Congonhas, com dezenas de pessoas foi encerrada pela polícia na sexta.

Em Criciúma, na mesma região, uma festa envolvendo envolvendo estudantes do curso de medicina foi encerrada pela na noite de sábado. Próximo ao evento, dois jovens foram abordados e informaram aos policiais que estavam na festa, mas que o evento já havia se encerrado. No local, os organizadores precisaram assinar um termo circunstanciado.

Em uma publicação no site, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) disse “que não tem governabilidade sobre as ações de sua comunidade acadêmica em espaços não acadêmicos e lamenta profundamente o ocorrido”.

Oeste catarinense

Uma casa de shows em Xanxerê foi fechada na madrugada de sábado às margens da BR-282. O local estava aberto após o horário estabelecido pelo decreto, além de oferecer bebida alcoólica, que está proibido depois das 22 horas. A PM também apreendeu drogas no local.

Em Chapecó, um bar foi fechado pela Polícia Civil. A decisão ocorreu após um processo aberto pelo órgão que observou que, mesmo após multa, houve ao menos cinco episódios de descumprimento de regras.

Litoral Norte

Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, duas festas foram encerradas pela Guarda Municipal. Na sexta-feira, uma delas acontecia na Praia do Estaleiro e tinha cerca de 150 pessoas. No sábado, outra foi registrada na Praia do Estaleiro, com a presença de 80 participantes.

Fonte: G1

1 Comentário

  1. Povo sem o mínimo de respeito a saúde …deveria haver multas pesadas para este povo .

    O que adianta ter barcos caros se a inteligência é mínima .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*