Festival de bandas e fanfarras em Blumenau

Foto: divulgação

O André Bonomini é um jovem jornalista, com uma postura diferente. Gosta de história, coisas antigas e é um apaixonado por fanfarra, isso mesmo, fanfarra. Inclusive ele é o maestro da fanfarra da uma escola da região sul de Blumenau.

É um incansável na defesa desta cultura, bastante tradicional na cidade. E está ajudando a organizar e divulgar um festival delas no próximo domingo, reunindo músicos de diferentes escolas.

Confira mais informações no release enviado pelo André.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Festival de bandas e fanfarras celebra os 15 anos da Fanfarra da EEB Padre José Maurício 

Evento terá a presença de Food Trucks e arrecadará fundos para manutenção da fanfarra

15 anos, lutas vencidas e ainda por vencer, amizades, lições, ensinamentos para a vida e, claro, muita música. Marcas que toda fanfarra escolar carrega e que distribui gratuitamente para qualquer aluno que nela escreve sua história. Com a FAJOMA – Fanfarra da EEB Padre José Maurício – não é nem um pouco diferente.

E para marcar os 15 anos de atividades e trabalho a corporação musical, junto da direção escolar, promove no próximo domingo (20/11) o Festival FAJOMA 15 Anos, que reunirá oito fanfarras escolares das redes municipal e estadual de ensino, além de uma fanfarra escolar particular, para uma tarde de sons e recordações em torno de uma causa nobre. O evento inicia-se as 14h e a entrada é franca.

Sonhado há alguns anos por ex-integrantes da banda, o Festival também terá seu lado gourmet com uma pitada de solidariedade. É que no local, três Food Trucks estarão presentes brindando os visitantes com os seus sabores e experiencias gastronômicas diferenciadas.

E para completar, a cada venda de cada um dos três Foods presentes, sera destinado R$ 1 de doação para a FAJOMA, que ajudará na manutenção de suas atividades e equipamentos. “Terá de tudo num lugar apenas. Boa música, demonstração do trabalho das fanfarras de Blumenau e gastronomia. É um sonho de anos que enfim é realidade e numa época que não poderia passar em branco, ainda mais quando precisamos muito da ajuda da comunidade para mantermos nossas atividades“, relata o jornalista André Bonomini, que também é maestro da corporação musical.

Um pouco de história

Fundada em 7 de abril de 2001, a FAJOMA teve como primeiro professor o músico Gian Carlos Candido, que utilizou-se dos conhecimentos como baterista para criar arranjos únicos e combina-los com melodias populares de forma única. Nestes 15 anos, a fanfarra já esteve presente em vários eventos cívicos e culturais, destacando-se os tradicionais desfiles de 7 de setembro, a participação no Magia de Natal, festivais de bandas, entre outros.

Na história da banda, também são marcantes as conquistas no tradicional Concurso de Bandas e Fanfarras de Gaspar (campeã na categoria “Especial infanto-juvenil” em 2005 e 2006, vice-campeã na categoria “Especial c/lira Infanto-juvenil em 2004 e 2011) e no Concurso Estadual de Blumenau, em 2004, onde a banda foi a campeã infanto-juvenil na modalidade “Especial c/Lira”.

Único integrante da primeira formação da banda ainda na ativa e atual maestro da FAJOMA, o jornalista André Bonomini destaca a história da corporação, pioneira no bairro Progresso, além de ressaltar toda a importância da fanfarra escolar na educação atual. “Já dizia o professor e ‘mestre’ Gian no meu primeiro ensaio, e algo que nunca esqueço: ‘Fanfarra é coisa séria’. Levei a frase a sério e a levo até hoje. Uma corporação musical escolar é capaz de transmitir conhecimentos que muitas vezes nem a sala de aula pode passar por completo. Lições de cooperação, coleguismo, disciplina e, acima de tudo, musicalidade. Por isso e outros tantos motivos que o fomento a esta atividade tão clássica em nossas escolas no Vale e em SC é tão importante“.

Serviço:

O que: Festival FAJOMA 15 Anos

Quando: 20 de novembro de 2016 (domingo)

Horário: A partir das 14h

Onde: Ginásio da EEB Padre José Maurício (Rua Progresso, 2053, Progresso, Blumenau-SC)

Entrada: Franca

– Food Trucks no local: BurgerHood, Black Burger e Açucaradas 

– A cada venda será revertido R$ 1 para a manutenção das atividades da FAJOMA.

Fanfarras confirmadas:

  • Banda EBM Henrique Alfarth

  • Banda Musical EBM Lore Sita Bollmann

  • Banda Musical EBM Duque de Caxias

  • Fanfarra EBM General Lúcio Esteves

  • Fanfarra Especial da Escola Barão do Rio Branco

  • Fanfarra EEB Izolete Elisa Gouveia Muller

  • Fanfarra EBM Pedro II

  • Fanfarra EBM Norma Dignart Huber

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta