Especulando sobre o novo governo Napoleão Bernardes

Foto: Secom

Os nomes do primeiro escalão do novo governo de Napoleão Bernardes (PSDB) estão guardados a sete chaves. Muito bem guardados. Tenho conversado com pessoas próximas a ele e todos convergem na mesma linha: “o prefeito está decidindo, o prefeito não falou nada”, é o que ouço.

A estratégia é esperar a primeira sessão do Legislativo, marcada para quinta-feira, 2, quando serão definidas os nomes que ocuparão as comissões. O Governo vai esperar para ver se os acordos serão cumpridos. O PSDB quer estar na linha de frente das duas principais, a de Constituição e Justiça e Finanças.

Neste contexto, são pouquíssimos nomes confirmados e muitas ofertas.

Tomo a liberdade de fazer uma especulação, com base nas informações que ouço nos bastidores da Prefeitura, Câmara e partidos.

Os confirmados são Alexandro Fernandes, que saiu da Fazenda para o Samae e Jean Havenstein, que voltou para a chefia de Gabinete. Os dois mais próximos do prefeito, cota pessoal e do PSDB.

Mário Hildebrandt (PSB) será secretário, resta saber de qual pasta. A Comunicação é a mais falada. Hildebrandt também deve manter o espaço que tem na Secretaria de Desenvolvimento Social, hoje ocupada pela Patrícia Sasse, mas não necessariamente com ela. E ainda tem a possibilidade na nova estrutura a ser criada para regularização fundiária.

Ricardo Stodieck e Paulo Costa, Parque Vila Germânica e Gestão Governamental, são dados como certos, os dois de caráter mais técnico do que político.

Fora eles, os demais ocupantes de cargos do primeiro escalão são um ponto de interrogação. São 20. Quantos ficam?

Os partidos se movimentam.

Turbinado pelo resultado eleitoral para Câmara e pela lealdade no primeiro mandato, o DEM indicou dois nomes: Carlos Wagner, o Alemão da Alumetal, e Rodrigo Quadros, presidente do DEM Jovem e assessor do vereador Becker. Carlos Wagner, primeiro suplente de vereador com 2.841 votos, é indicado para a Defesa Civil e Fundação Municipal de Desportes.  Quadros eu não sei para qual o cargo, só ouvi que o nome dele é cotado. E tem ainda uma indicação de Walfredo Balistieri, ex-secretário de João Paulo Kleinübing (PSD), que permaneceu no DEM durante a última eleição municipal. Trata-se de um técnico, para o Planejamento.

O PP  terá, com certeza, Roni Wan Dall, pelo menos até o prazo para desincompatibilização em 2017, visto que será candidato a deputado estadual. Ele foi secretário de administração no primeiro mandato, mas seu nome também é falado na Fazenda.  Também ouvi o nome do ex-vereador Cezar Cim para o Procon, porém remotamente.

O PMDB tem dois nomes colocados: Egídio Beckhauser para a FMD e Régis Evaloir para a secretaria de Obras, cargo de Paulo França, também do PMDB. O comando do PMDB em Blumenau e no Estado, além de muitos candidatos a vereador, querem França fora do partido, por entenderem que ele não fez campanha para a legenda. Porém, o atual secretário tem na mão o cronograma das obras que a cidade tanto precisa. Este é um imbróglio e tanto para Napoleão administrar.

E tem os nomes do PSDB, fora Alexandro Fernandes e Jean Havenstein. Como a possibilidade de Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) ir para a Assembleia Legislativa ficou mais distante, será preciso abrir espaço para ele, que até a última sexta-feira era Chefe de Gabinete. E ainda tem Sergio Galdino e Helenice Luchetta, ex-secretários municipais, candidatos a vereador.

São nomes que ouvi, devem ter muitos outros circulando.

Abaixo coloco a lista do atual primeiro escalão, só com aqueles que não sabem seu futuro no segundo governo Napoleão.

E repito uma pergunta que já fiz. Quem fica?

Procuradoria Geral: Rodrigo Diego Jansen

Administração: Anderson Rosa

Comunicação: Marcelo Althoff

Defesa do Cidadão: Marcelo Schrubbe

Desenvolvimento Econômico: Marcos Inácio Ruediger

Desenvolvimento Social: Patrícia Morastoni Sasse

Educação: Patrícia Lueders

Obras: Paulo França

Planejamento Urbano: Juliano Gonçalves

Saúde: Maria Regina Soar

Serviços Urbanos: Rafael Felipe Jansen

Seterb: Carlos Lange

Pró-Família: Karin Zadrozny Gouvêa da Costa

Fundação Cultural de Blumenau: Rodrigo Ramos

Fundação de Desportos:  João Cesar Sendeski

Faema: Éder Boron

Intendência Garcia: Maurício Goll

Intendência Vila Itoupava:  Erno Bublitz

Procon: Rodrigo Estevão

URB: Rodrigo Zanluca

Foto: Secom

2 Comentário

  1. Aguardar a sessão da Câmara para definir secretários e a prova que quem manda no legislativo e o PSDB.
    Vergonha total…Blumenau merece mais.

  2. Ou seja, estamos pagando esse tempo todo por um governo que não está trabalhando porque não sabe se vai ficar e depois vamos pagar por um governo que vai assumir e até se inteirar vai demorar a começar a trabalhar e viva o carnaval!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*