Em parceria com o Sebrae, Ascurra lança a Rota das Capelas

Foto: divulgação/prefeitura de Ascurra

Em parceria com o Sebrae/SC, Ascurra lança neste domingo (7) uma nova rota turística que deve fomentar a economia da cidade, a Rota das Capelas. A atração vai unir arquitetura, religiosidade e natureza, em um percurso que poderá ser feito por ciclistas ou caminhantes, de acordo com a escolha do visitante.

Na inauguração será promovido um passeio ciclístico a partir das 7h com saída da nova capela construída pela Prefeitura no Centro de Ascurra, uma homenagem à Nossa Senhora de Ghisallo, padroeira dos ciclistas e caminhantes. O passeio é totalmente gratuito e inclui café da manhã, medalha de participação e água disponível aos integrantes. Todos podem fazer parte, desde ciclistas iniciantes até os mais experientes.

“Essa é mais uma ação que o Sebrae apoia para valorizar o turismo da nossa região. O projeto foi apresentado ao trade turístico em 2023, tomou corpo desde então e a partir de agora será mais uma Rota que vai beneficiar os empreendimentos da região”, destaca Alice D’Oliveira, analista de negócios do Sebrae/SC.

Luan Fávero, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Ascurra, explica que a partir de um plano de marketing turístico detectou-se que o município tinha potencial para criação de uma rota de cicloturismo interno, com a religiosidade como principal ponto a ser explorado.

“Ascurra é uma cidade tipicamente italiana e com isso a religiosidade é muito presente. O planejamento da rota até a finalização dessa primeira etapa contou com a assessoria do Sebrae e o Comtur da cidade de Ascurra. Essa rota se torna muito importante para a cidade, sendo complementar do Vale Europeu, fazendo com que haja mais circulação de turistas na cidade e aumentando assim a movimentação econômica para Ascurra”, comenta.

A Rota das Capelas tem 24 quilômetros de percurso, grande parte de nível fácil, mas com alguns trechos com ganhos de altimetria. Ela vai desde o centro da cidade, em que estão pontos importantes como a Igreja Matriz Santo Ambrósio e o Colégio Salesiano São Paulo, até comunidades do interior, passando por seis capelas que reúnem moradores e famílias que mantêm a fé nos padroeiros e as tradições preservadas como memória dos imigrantes italianos.

Fonte: trevo comunicação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*