Eleição de 2024 de Blumenau pode unir ex-prefeitos e o atual prefeito

Na recente entrevista que a fizemos na TV Informe com o ex-prefeito João Paulo Kleinübing (União) ele não disse nem que sim nem que não sobre a possibilidade de ser candidato à Prefeitura de Blumenau em 2024. Mas, antes mesmo da indicação para a presidência do BRDE, ele já se movimentava neste sentido, em conversas com aliados e indo a eventos comunitários.

Agora, com a confiança depositada pelo governador Jorginho Mello (PL) ao nomeá-lo presidente do BRDE, esta possibilidade só aumenta. Kleinübing deixa claro que a indicação de seu nome é uma sinalização do governador para Blumenau e que, a partir de agora, está no time de Jorginho Mello, mesmo que em partidos diferentes. O que significa que pode ser o candidato do governador ou estar no projeto de outro nome que seja escolhido.

João Paulo Kleinübing está alinhado com o também ex-prefeito e agora deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD). Isso é fato. JPK diz que seu projeto quer integrar outras lideranças da cidade e cita, além de Napoleão, outros deputados, como Ivan Naatz (PL) e Egídio Ferrari (PTB) e o deputado federal Ismael dos Santos (PSD), como você pode ver no trecho que separamos da entrevista mais abaixo.

Numa eventual confirmação deste “time” para a disputa em 2024, o atual prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) talvez seja obrigado a aderir ao projeto por gravidade, sob pena de arriscar seu futuro político. Ele mantém a defesa do nome da vice Maria Regina Soar (PSDB) como sua sucessora, mas o fato é que a candidatura da vice-prefeita ainda não empolga. E uma derrota em fazer o seu sucessor pode comprometer as pretensões dele para 2026.

Neste contexto, o prefeito pode ser atraído ao projeto de Jorginho e fará companhia a Kleinübing e Napoleão na disputa eleitoral, uma aliança inclusive que pode render ao atual prefeito reconhecimento do governador e um espaço importante no 1º escalão a partir de 2025. E repetiria um grupo que vem se alternando na Prefeitura desde 2005. Vale lembrar que muitas das pessoas que estão com Hildebrandt na Prefeitura hoje já estiveram com Napoleão e João Paulo Kleinübing.

E, já que estamos especulando e fazendo um exercício de futurologia, esta aliança entre prefeito e ex-prefeitos pode ganhar mais um nome. Se o adversário a ser batido em 2024 for o promotor público Odair Tramontin, que foi candidato em 2020 e sinaliza que pode ser novamente no ano que vem, num eventual segundo turno, Kleinübing tem tudo para ganhar o apoio de Décio Lima e do PT.

Ou não?

3 Comentário

  1. Como dizia a Campanha do saudoso Senador Jaison Barreto! Está na hora de mudar. Blumenau não é mais protagonista de nada em SC com essa turma mandando tanto tempo na cidade. Mas mudar de verdade. Não querendo inventar candidaturas que nunca fizeram política. Que venha um bom empresário para virar esse jogo.

  2. Concordo Celso, chega destes politiqueiros de carteirinha , precisamos eleger novos nomes , pessoas com interesse pela cidade e sem interesses pessoais .

  3. Desde quando empresário não é político? Ou não tenha interesses pessoais? Ele continua sendo do setor privado, que visa lucro, lucro, entendem?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*