Dois ex-prefeitos de Blumenau em cargos importantes para o fomento da economia

A confirmação de que Décio Lima (PT) assumirá a partir do dia 10 de abril a presidência do Sebrae Nacional, assim como João Paulo Kleinübing (União) a presidência do BRDE, coloca Blumenau na vitrine. Os dois ex-prefeitos de Blumenau estarão a frente de duas importantes instituições de fomento a economia, em especial de estímulo as micro, pequenas e médias empresas.

De campos políticos opostos – um pelo PT, outro pelo PL, de Jorginho Mello- chegam a estes cargos por indicação política, mas principalmente por méritos. Os dois tem currículos importantes na vida pública.

O Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – foi criado em 1972 e faz parte do chamado “sistema S”, que é financiado por contribuições compulsórias de empresas. Tem um orçamento de pouco mais de R$ 5 bilhões anuais para o fomento ao empreendedorismo e 2.649 pontos de atendimento espalhados pelo país. Também está implantando uma agência de financiamento orientada para pequenas empresas.

Já o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, foi fundado em 15 de junho de 1961 pelos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Em 2022 movimentou mais de R$ 4,4 bi em negócios. Kleinübing já sinalizou que, por orientação do governador Jorginho Mello (PL), vai priorizar o Pronampe estadual, um programa de apoio financeiro a pequenas e médias empresas.

Na história recente, não lembro de duas lideranças de Blumenau ocuparem espaços tão importantes para o desenvolvimento da economia. Não podemos nos queixar e devemos aproveitar a oportunidade.

 

 

 

1 Comentário

  1. Estava mais do que na hora de colocar pessoas em cargos e funções em setores que possam oferecer desenvolvimento para nosso estado. Santa Catarina é muito importante para o Brasil.

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*