Dois debates marcam a largada oficial da campanha em SC

Foto: SCC

Três debates com os candidatos ao Governo de Santa Catarina foram realizados na semana passada, logo após finalizado o prazo das convenções partidárias. Nesta semana, que marca o começo oficial da campanha eleitoral, pelo menos dois estão previstos, organizados pelas principais empresas de comunicação do Estado.

Na terça-feira, dia 16 de agosto, a CBN Floripa vai realizar seu primeiro debate. O encontro terá transmissão ao vivo também na CBN Joinville, pelo portal NSC Total e redes sociais dos veículos digitais da NSC.

O debate terá duração aproximada de 2 horas, das 9h às 11h, com blocos de perguntas de candidato para candidato. O primeiro trará questionamentos sobre os tópicos do projeto SC Ainda Melhor”, desenvolvido pelo grupo. Os temas serão sorteados ao vivo. O segundo bloco terá perguntas com temas livres e no terceiro bloco haverá tema livre mais as considerações finais. O mediador do debate da CBN será o jornalista e apresentador Raphael Faraco.

Foram convidados a participar do debate os candidatos dos partidos, de federações ou de coligações que tenham no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional, conforme determina a legislação eleitoral. São eles: Carlos Moisés (Republicanos), Décio Lima (PT), Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (União Brasil), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (Pros), que não deve participar pois, ainda depende da resolução de um impasse jurídico. Isto porque o Pros tem dois diretórios em Santa Catarina, sendo que um deles decidiu lançar a candidatura ao governo do Estado, enquanto o outro optou por apoiar Carlos Moisés. Caberá ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidir sobre o caso, o que ainda não ocorreu.

No dia seguinte, quarta-feira, será realizado o debate no portal ND+. A partir das 19h30 inicia a cobertura do pré-debate em ndmais.com.br. A transmissão ao vivo do debate começa às 20h.

A mediação será da jornalista Márcia Dutra e o formato promete novidades. Será adotado modelo semelhante ao norte-americano em que os debatedores partem para enfrentamento direto de ideias. A organização do debate também pretende implementar um estilo dinâmico que foge do tradicional já apresentado em Santa Catarina. Outra novidade é estruturação para que os candidatos foquem nas propostas e haverá inclusive a possibilidade de intervenção da mediadora caso o candidato saia do tema proposto.

Estou curioso, em especial com este da ND. Já escrevi que me incomoda a formula dos debates, engessado, com muitos candidatos saindo pela tangente nas respostas e ficar por isso mesmo,

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*