Deputado Ivan Naatz anuncia audiência com ministro para discutir barragens

Foto: Mauricio Vieira/Secom

Como presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc e representante do Vale do Itajaí, deputado Ivan Naatz (PL), em conjunto com o Coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado federal Darci de Matos (PSD) tem reunião marcada para o dia 21 de junho , em Brasília, com o ministro da Justiça , Anderson Torres e integrantes da direção da Fundação Nacional do Índio – Funai.

Na pauta, estará a agilização dos procedimentos burocráticos federais que estão travando a recuperação da Barragem Norte, de José Boiteux, considerado o principal sistema de contenção de cheias da região do Vale do Itajaí. A barragem é alvo de impasse entre a comunidade indígena da etnia Xokleng e o governo federal, desde a sua construção na década de 90 , com sucessivas invasões. Desde 2014, quando foi invadida pela última vez, sofreu depredações e os equipamentos foram danificados.

O deputado Ivan Naatz , vem cobrando a recuperação e melhorias na parte que compete ao governo estadual há mais de dois anos, e chegou a realizar diversas visitas ao local, além de realizar audiência pública para debater soluções e encaminhamentos com autoridades e comunidade regional, no mês passado, na cidade de Rio do Sul, em função das fortes chuvas que causaram inundações na região. “Trata-se de um risco permanente para a segurança de uma população regional de mais de 1, 5 milhão de habitantes, incluindo Blumenau , e que precisa ser resolvido com urgência , antes que aconteçam tragédias em novos períodos de chuva “, alerta.

Ivan Naatz também considerou positiva a reação e a iniciativa da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Ituporanga que ajuizou Ação Civil Pública , nesta semana, com pedido de liminar para que o Estado de Santa Catarina promova obras de caráter emergencial na Barragem Sul, localizada no município, sob risco de rompimento de duas comportas que apresentam corrosão na estrutura.

O grupo de Voluntários “Unidos Venceremos”, que participou da recente audiência pública, denunciou a situação que preocupa os habitantes locais e das cidades vizinhas de Aurora e Rio do Sul , que sofrem com as constantes cheias.

“Junto com a Barragem de Taió, a de Ituporanga e a Norte , de Jose Boiteux, fazem parte do complexo de proteção ao Vale do Itajaí e a comunidade regional reclama urgência e com razão que as obras sejam agilizadas por parte do governo e não fiquem apenas na promessa , como vem acontecendo, até agora. Continuaremos cobrando e fiscalizando “, resume Naatz .

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*