Dengue será um dos temas debatidos em Congresso Brusquense de Medicina

Destinado a médicos, estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde, o 2º Congresso Brusquense de Medicina, que acontece nos dias 27 e 28 de maio, em Brusque, vai reunir especialistas de todo o Estado de Santa Catarina e também do Paraná, para discutir temas com foco na atualização em clínica médica. A expectativa é receber cerca de 300 congressistas vindos de diversas cidades.

Destinado a médicos, estudantes e profissionais de diversas áreas da saúde, o 2º Congresso Brusquense de Medicina, que acontece nos dias 27 e 28 de maio, em Brusque, vai reunir especialistas de todo o Estado de Santa Catarina e também do Paraná, para discutir temas com foco na atualização em clínica médica. A expectativa é receber cerca de 300 congressistas vindos de diversas cidades.

Segundo o presidente da comissão organizadora do CBM, o médico endocrinologista, Dr. Frederico G. Marchisotti, que também é membro e ex-presidente da Associação Brusquense de Medicina, a intenção do evento está relacionada à necessidade de atualização constante dos profissionais para lidar com doenças de todas as especialidades.

“Durante a pandemia, percebemos a importância de revisar o conhecimento médico, que evolui de forma muito dinâmica. Percebemos a importância de reunir especialistas e professores formadores de novos profissionais, que iniciam a carreira atuando diretamente com a clínica médica, onde chegam os primeiros atendimentos. Assim, consideramos fundamental esta atualização para o cuidado com o paciente”, destacou.

Um dos temas debatidos no evento será a Dengue. Doença que se encontra em franca epidemia no estado. Santa Catarina, assim como outros estados do Brasil, tem cidades consideradas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti. Em Brusque, seis pessoas já perderam a vida por causa da doença. O assunto será debatido pelo médico infectologista Ricardo Freitas, reconhecido em todo o Estado pelo trabalho nas prefeituras de Brusque, Gaspar e Blumenau.

“Estamos vivendo novos tempos, onde a dengue não era uma doença comum na região sul, muito menos no nosso município (Brusque), mas hoje temos uma pandemia de dengue e entendemos que, pode ser pior no próximo ano e, talvez nos próximos dois anos. Então, precisamos ter um controle adequado desta doença”, destacou o infectologista. “Saber transmitir aos colegas médicos e a comunidade médica, o manejo adequado e a percepção de que, apesar de estar chegando o inverno, essa situação tende a piorar no próximo verão, é um desafio para todos nós que trabalhamos com saúde pública”, concluiu o especialista.

SOBRE OS DEBATES
O Congresso Brusquense de Medicina inicia no dia 27, sexta-feira, com a palestra de abertura que será ministrada pelo presidente da Associação Catarinense de Medicina – ACM, o médico Ademar José de Oliveira Paes Junior, de Florianópolis. O médico falará sobre o “Cenário da Saúde no Brasil e em SC”. O palestrante é membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, Doutor em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, MBA – Fundação Getúlio Vargas e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica – ABRAMED.

No sábado, dia 28, acontecerão todos os demais debates. Serão ao todo 17 palestras divididas em quatro blocos: urgência, medicina geral, doenças agudas e doenças crônicas, que serão proferidas por médicos de Brusque e de outras cidades do Estado, a maioria são professores de medicina de universidades do Vale do Itajaí e litoral Norte de Santa Catarina, como da Unifebe, de Brusque; da Univali, de Itajaí; da Furb, de Blumenau e da Univille, de Joinville. O evento também conta com profissionais vindos de Florianópolis e de Curitiba, no Paraná. (Programação completa no anexo)

O médico oftalmologista, Mauro Toledo Leite, será um dos palestrantes no congresso, no bloco que vai discutir as urgências. Segundo o especialista, participar de um congresso focado em clínica médica, será a chance de encontrar alunos e colegas médicos de outras áreas, para melhorar o conhecimento nesta área.

“Vou ministrar uma palestra sobre emergências na oftalmologia. A intenção é apresentar tudo o que um clínico precisa saber sobre oftalmologia, no ambiente de pronto socorro. Essa é a parte interessante deste Congresso: a maneira como ele foi organizado. Cada uma das palestras vai ajudar, e muito, o clínico a conduzir os casos num ambiente hospitalar ou no seu consultório”, descreve o médico.

No último dia do Congresso Brusquense de Medicina terá uma festa típica alemã no encerramento das atividades, com o objetivo de divulgar também a cultura da cidade e da região.

A realização do Congresso é da Associação Brusquense de Medicina(ABM), com apoio do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC) e Unifebe. O evento tem patrocínio da Unimed, Tag Klinik Hospital Dia, Hospital e Maternidade Imigrantes, Hospital Azambuja, Laboratório Werner Willrich, Magna Vacinas, Unicred, Ecomax, Laboratório Hoffmann , Hospital de Olhos de Brusque (HOB), VitaLab Diagnósticos, Rede Clínica ConsulMED, Dermavita – Indústria Cosmética e Digimax – Medicina Diagnóstica.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*