Definidas as datas para secretários municipais darem explicações na Câmara de Blumenau

A Câmara Municipal definiu as datas de convocação de dois secretários municipais do Governo Egídio Ferrari (PL) para prestar esclarecimentos. Eles participarão de sessão ordinária. O primeiro será nesta semana, quinta-feira, 21. Daniel Hostin, da secretário de Manutenção e Conservação Urbana, que também é presidente do MDB local.

A convocação partiu do presidente da Casa, vereador Aílton de Souza, o Ito (PL). A motivação anunciada é por conta da suspensão da licitação para serviços de manutenção na cidade, determinada pelo Tribunal de Contas do Estado. Mas o pano de fundo tem relação com a ocupação de espaços políticos dentro da secretaria. Logo após o requerimento ter sido aprovado, dois nomes ligados ao vereador foram exonerados na secretaria comandada por Hostin e na de Obras.

A segunda convocação é para o secretário de Saúde, Douglas Rafael de Souza, primeiro suplente a vereador pelo PL. Será no dia 28, na quinta-feira da próxima semana. Ele atender requerimento aprovado pela Câmara de autoria de Jean Volpato (PT). O assunto é o risco iminente de perda de recursos federais – na casa dos 33 milhões -, para instalar uma policlínica regional.  Ela deveria ser implantada em Blumenau, mas os dois terrenos oferecidos pela Prefeitura não foram aceitos. E o Governo do Estado solicitou ao Governo Federal que a estrutura fosse instalada em outra cidade do Vale Europeu.

As duas convocações são importantes, sobre temas que precisam de visibilidade. Mas só acontecem pela instabilidade política na relação entre Executivo e Legislativo. Mesmo se elegendo no primeiro turno, com uma ampla base governista na Câmara na largada, a administração Egidio Ferrari sofre derrotas com frequência na Câmara.

Vai ter que acertar a mão nas relações.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*