CPI do Samae, uma jogada de mestre

Foto: CMB

O requerimento do vereador Jovino Cardoso Neto (SD), líder do Governo na Câmara, assinado por todos demais 14 vereadores, pedindo uma CPI para investigar o contrato de roçada do SAMAE, alvo da operação da Policia Civil nesta terça-feira, é uma jogada de mestre da administração Mário Hildebrandt e das lideranças governistas no Legislativo, leia-se o próprio Jovino e o presidente Almir Vieira (PP).

Primeiro porque tira o protagonismo da pequena oposição. Os quatro vereadores que estão nesta condição – Professor Gilson (Patriota), Carlos Wagner, o Alemão (União), Emmanuel dos Santos, o Tuca, e Diego Nasato (ambos do Novo) eram votos certos. Mas faltava um para atender o regimento e protocolar o pedido.

O vereador Adriano Pereira era um que estava numa saia justa, ele que é base, mas diz que não é base. Explico. O petista tem cargos indicados na Prefeitura, vota contra muitos projetos, mas não estava entrando numa dividida como esta, de garantir a assinatura para que uma Comissão Parlamentar de Inquérito fosse criada. Ele chegou, de forma indireta, a ser cobrado pelo colega de partido, Jean Volpato, assessor parlamentar da deputada federal Ana Paula (PT), que cobrou a CPI e reclama do “silêncio” da Câmara frente a Operação Limpeza Geral, da Polícia Civil.

O vereador Aílton de Souza, o Ito (PL), é base assumido, mas foi a tribuna nesta terça-feira cobrar explicações. Por sua postura de fiscalização, ficaria numa situação desconfortável.

Outro fator que confirma a jogada de mestre é o objeto. Está delimitada que a investigação será sobre este contrato, que é um contrato menor, e não sobre outros negócios que aconteceram na autarquias e são alvos de suspeitas.

E por fim, o controle da Comissão. Por tradição, quem propôe assume a presidência. Já ficou definido que serão tres membros, e um, praticamente certo, será Jovino. A CPI será instalada na próxima terça-feira, dia 12, e terá 120 dias para apresentar o relatório.

3 Comentário

  1. Então o prato vai ser pizza novamente… Essa turma que apóia o Mário em troca de cargos comissionados na prefeitura, e no Samae também, podia trabalhar no Don Corleone… afinal, de pizza e Máfia eles entendem!!!

  2. Se esta CPI for somente para roçadas e o relator for da base do governo e os demais da comissão forem maioria , não comecem . Estamos cansados de tanta corrupção , estamos cansados de tanta politicagem . Se fizerem desta maneira é somente para gastar recurso público e blindar os responsáveis . A muito o SAMAE precisa ser investigado, é costumas alvo de denúncias . Mas quem querem blindar ?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*