Confira as principais datas do calendário eleitoral de 2020

Pode não parecer, mas falta pouco para as eleições municipais de 2020. Na verdade, pouco menos de dez meses, mas é um tempo que passará voando, em especial para os candidatos e as pessoas envolvidas.

Algumas datas são fundamentais, definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Uma delas é a janela partidária, o período que políticos com cargos eletivos podem trocar de partidos sem o risco de perderem o mandato. Será de 5 de março até 3 de abril, valendo apenas para os atuais vereadores e não para deputados eleitos em 2018.

Esta é uma data chave, lembrando que quase a metade dos atuais parlamentares de Blumenau devem trocar de partido: Professor Gilson (PSD), Zeca Bombeiro (SD), Bruno Cunha (PSB), Aílton de Souza (PL), Cezar Cim (PP), Marcelo Lanzarin (MDB) e Adriano Pereira (PT).

Dia 4 de abril, seis meses antes do pleito, é o limite para que os partidos estejam registrados. Data importante também por conta da criação dos novo partido do presidente Bolsonaro, o Aliança Pelo Brasil, que precisa obter quase 500 mil assinaturas até esta data para se viabilizar e estar apto a concorrer.

A partir do dia 20 de julho até 5 de agosto acontecem os prazos para a realização das convenções para a escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, além da escolha da coligação para a majoritária. Mas a data limite para registro das candidaturas é  15 de agosto.

A partir do dia 16 de agosto a campanha está oficialmente liberada, com a permissão de propaganda eleitoral, como distribuição de panfletos, eventos e pela Internet, entre outras ações.

A propaganda na TV e no Rádio começa no dia 28 de agosto e segue até 1º de outubro. Esta é a data limite para debates e comícios no primeiro turno.

Dia 03 de outubro é o último dia para utilização de carros de som, distribuição de material gráfico e realização de caminhada, carreata ou passeata. Dia 4 acontece a votação no primeiro turno. Apenas três cidades tem a possibilidade de segundo turno: Joinville, Florianópolis e Blumenau.

A eleição no segundo turno acontece no dia 25 de outubro.

1 Comentário

  1. Cuidado eleitores :

    – Neste período o bicho chamado vereador sai da hibernação de 3 anos , esta ávido por uma aperto de mão , um tapinha nas costas , um sorriso amarelo .

    Esteve hibernando por 3 anos , agora precisa ir em busca de seus eleitores para garantir mais 3 anos de hibernação . Cuidado, eles são espertos , sabem como fazer a emboscada , são sorrateiros , ficam na surdina , dão o bote só na certeza e não costumam errar .
    Estou esperando que eles venham a meu encontro , guardei munição durante os últimos 3 anos,
    estou preparado .

Deixe uma resposta