Concedida à iniciativa privada, Praça da Estação Unifique é entregue à comunidade

Foto: Eraldo Schnaider/PMB

Na noite de quinta-feira, dia 20, a nova Praça da Estação Unifique foi entregue à comunidade. Anteriormente conhecido como Praça Victor Konder, o espaço foi concedido à iniciativa privada. A concessão prevê à Insight Engenharia o direito de explorar comercialmente o espaço, bem como os naming rights do local, em troca da manutenção do espaço e dos equipamentos públicos, como banheiros e parque.

A praça recebeu nova infraestrutura, jardins, playground, petplace, além da construção de um prédio que faz referência à primeira estação de trem de Blumenau, construída nos anos 1900. A Insight também ficou responsável pela restauração da Macuca, a conhecida cabine de trem que tradicionalmente ficava exposta em frente à Prefeitura.

“Como prefeito e gestor de Blumenau, tenho a obrigação de buscar soluções para os problemas do presente e pensar e planejar a cidade que queremos no futuro. A praça que estamos entregando hoje é fruto desse planejamento feito lá atrás, quando enxergamos nas parcerias público-privadas uma forma de trazer soluções inteligentes e sustentáveis para as demandas do município. O resultado são espaços como este, que trazem lazer, movimentam o turismo e proporcionam qualidade de vida para a população”, observou o prefeito Mário Hildebrandt.

Além da revitalização, a nova praça contará com cafeteria, restaurante, loja de souvenirs e um cubo de vidro com sinal gratuito de internet para o público. O local também será usado para atrações culturais. “Estamos muito felizes em ver mais este projeto de concessão de espaço público se tornando realidade. Blumenau ganha mais um importante atrativo turístico e a população, mais um espaço de lazer”, ressaltou o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel. “Nossa preocupação é com o bem-estar dos moradores.

A concessão da praça tem duração de 30 anos. Neste período, a empresa vencedora ficará responsável pela manutenção e conservação tanto do local, como da Macuca, além de manter os banheiros públicos e espaço de lazer abertos à população.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*