A Comissão Legislativa Temporária Especial de acompanhamento da prestação dos serviços de telefonia da Câmara se reuniu de forma online na manhã desta terça-feira (29), pela primeira vez neste ano, com representantes das operadoras TIM e Vivo e com o coordenador do Procon de Blumenau, Alexandre Caminha. A operadora Claro justificou ausência na reunião.
No primeiro momento foram eleitos os cargos da comissão, sendo que o vereador Adriano Pereira (PT) ficou como presidente; a vereadora Cristiane Loureiro (Podemos) assumiu como vice-presidente e o vereador Maurício Goll (PSDB) é o relator.
O presidente explicou que o objetivo da reunião foi chamar os representantes das operadoras de telefonia para que fizessem um balanço dos trabalhos neste ano e apresentar um levantamento dos investimentos previstos a curto e médio prazo para 2023 no município. Ele destacou que Blumenau é a terceira maior cidade do Estado e precisa acompanhar os investimentos na comunicação e nas novas tecnologias e essa comunicação precisa estar à disposição de toda a população blumenauense. Lembrou o quanto ainda falta avançar em diversas regiões da cidade que sofrem com a falta de sinal de telefonia móvel, a dificuldade de as pessoas acessarem a internet, entre outros serviços que precisam ser aprimorados.
O representante da TIM, Marcelo Benthien, disse que foi enviado à comissão relatório dos investimentos da empresa em 2022, destacando os vários investimentos para a melhoria de cobertura e qualidade no município, destacando inclusive uma torre nova na área rural na região da Nova Rússia, onde segundo ele, era uma área que não havia sinal de nenhuma operadora. Em relação aos investimentos no curto prazo, ele explicou que a empresa ainda está em definição do orçamento para o próximo ano e o plano de trabalho para 2023 ainda não está definido. Já em relação à tecnologia 5G, ele explicou que a obrigação de atendimento definida pela Anatel para Blumenau é de junho de 2026. “O atendimento dessa obrigação ainda está em negociação porque depende da liberação do espectro pela Anatel, então é necessário ter o aval da Agência para que possa ser liberado o espectro e o uso efetivo do 5G na cidade”, explicou, lembrando que foi feita uma experimentação do 5G parcial para atender a Oktoberfest, mas que foi algo pontual. O representante da TIM também apontou que a empresa mapeou três áreas da cidade onde reconhece que são necessários investimentos, sendo os bairros Fidélis, Fortaleza Alta e Vila Itoupava, mas apontou que ainda se estuda a viabilidade para fazer investimentos nesses locais.
O representante da Vivo, Marcio Barreiros, apontou que a empresa vem investindo na área de tecnologia de fibra óptica e implementação de torres de celulares na cidade. “Estamos com a proposta de retirar todos os cabos metálicos da região e colocar a fibra óptica na cidade. Com isso vai melhorar a questão da velocidade da internet. Fica uma poluição visual da cidade com esses cabos. Já retiramos da região da Furb, da área central e estamos fazendo esse trabalho contínuo para melhor visualmente a cidade. No segundo semestre de 2023 também pretendemos iniciar a implantação de torres na cidade e na região para implementação do 5G”, informou. Ele também apontou os investimentos em 2022 e no ano passado. “A empresa investiu na construção de cinco armários Gpon, para atendimento da região da Velha, Itoupava Norte e ainda falta fazer a implementação na Itoupava Central”, informou. Por fim, o representante também citou que a empresa trabalha em conjunto com o Procon e com a Celesc para ofertar melhoria dos serviços e sempre está disponível para atender as dúvidas e solicitações de atendimento.
O coordenador do Procon, Alexandre Caminha, cumprimentou a todos e lembrou da sua luta de anos, junto com os vereadores da cidade, pela questão da telefonia, inclusive quando foi parlamentar na legislatura anterior. Observou que uma luta antiga da legislatura passada era a questão da Nova Rússia e que hoje é uma conquista para aquela comunidade e um avanço para o município. Lembrou que ainda existem muitas questões deficitárias pontuais na questão da telefonia em diversas regiões, desde a região Sul até a Norte da cidade. Enfatizou que essa dificuldade também está ligada à questão de Blumenau ter muitos morros e isso dificulta o trabalho das operadoras. Ele também informou que foi feito um levantamento em relação à qualidade do sinal. Salientou que anos atrás quando era vereador ou até mesmo quando assumiu o Procon antigamente essa era uma reclamação constante dos usuários ao Procon, mas que neste levantamento se percebeu que houve uma diminuição significativa na quantidade de reclamações e apontou que isso é fruto dessa luta coletiva de anos atrás. “Hoje uma das principais reclamações diz respeito às cobranças indevidas em relação a planos e pacotes, ligações de cobrança e de venda de pacotes e que não oferece o que é contratado. Essa tem sido uma das maiores demandas do Procon” apontou. Ele também destacou a importância das presenças das operadoras na comissão.
Os vereadores presentes agradeceram as presenças das empresas de telefonia e as contribuições do Procon. Apontaram como é importante esse trabalho em conjunto entre Câmara de Vereadores, Poder Executivo municipal e empresas de telefonia para avançar na comunicação e telecomunicação na cidade. Os parlamentares lembraram que como estão em contato direto com a população acabam recebendo as demandas, podendo fazer os encaminhamentos e reivindicações dos requerimentos e podem ajudar para que as operadoras tenham um diagnóstico de quais as regiões que mais carecem de investimentos na telefonia e na internet. Enfatizaram que o intuito da comissão é contribuir e lutar para que todas as regiões da cidade possam ter melhoria de sinal, novas antenas e demais investimentos e serviços nesta área. “Queremos lutar para construir uma cidade com mais qualidade na comunicação para abranger a maior quantidade de pessoas possíveis”, salientou o presidente.
Seja o primeiro a comentar